28 de abril de 2021

AGRONEGÓCIO - Tereza Cristina diz que Governo prioriza fortalecimento das Cooperativas

Para a ministra, o modelo de cooperativismo baseado nas pequenas propriedades fornece alimentos saudáveis para programas sociais, merenda escolar e processos produtivos que agridem menos o meio ambiente

Autor: José Boas
AGRONEGÓCIO - Tereza Cristina diz que Governo prioriza fortalecimento das Cooperativas

REDAÇÃO – Durante o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2021, ocorrido ontem (quinta-feira, 22), a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, afirmou que é prioridade do MAPA o trabalho de fortalecimento das cooperativas. Ela citou dados e disse que as cooperativas são importantes para o fortalecimento da renda da agricultura familiar: “Hoje 71% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são agricultores familiares e metade da produção agropecuária passa pelas cooperativas do setor”. O encontro é uma realização da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras.

DEMANDA – Teresa Cristina comentou que o modelo de cooperativismo baseado nas pequenas propriedades atende a diversas demandas brasileiras, entre elas o fornecimento de alimentos saudáveis para programas sociais, merenda escolar e processos produtivos sustentáveis, que agridem menos o meio ambiente. Para a ministra, “o cooperativismo será importante para disseminação de práticas de baixo carbono entre os pequenos agricultores”.

CRÉDITO E RECURSOS – Uma das demandas apresentadas pela OCB ao Ministério da Agricultura foi o repasse direto de recursos dos Fundos Constitucionais para bancos cooperativos. Entre estes fundos está o FCO – Fundo Constitucional do Centro-Oeste - que repassou, para o Plano Safra 2020/2021, um total de R$ 4 bilhões. A entidade argumenta, no entanto, que “o montante acessado pelo Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) ainda tem sido bastante inferior aos valores necessários ao atendimento do quadro de cooperados”.

Para isso, a Organização lembra que tramita no Congresso Nacional a proposta de atualização da Lei Complementar 130/2009, que regulamenta o segmento de crédito cooperativo. Para a OCB, a legislação está defasada e precisa se adequar à realidade do mercado de crédito: “Passados mais de dez anos de sua aprovação, a evolução das cooperativas de crédito, das inovações e do mercado financeiro exige a modernização da LC 130”.

NÚMEROS CONSIDERÁVEIS – A OCB informa que existem no Brasil, mais de 6,8 mil cooperativas, com 14,6 milhões de associados, gerando 425,3 mil empregos formais e movimentando recursos da ordem de R$ 259,9 bilhões por ano.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário