3 de março de 2021

Pousada Rio Mutum em MT tem turismo sustentável e prioriza harmonia com a fauna

Pousada inaugurada há 22 anos tem espaço totalmente ecológico e sustentável.

Por Pousada Rio Mutum

A Pousada Rio Mutum localizada em Barão de Melgaço, no Pantanal mato-grossense, prioriza, desde a inauguração, há mais de 20 anos, ações de sustentabilidade com a finalidade de proteger o meio ambiente. Um dos projetos desenvolvidos recentemente ajuda na recuperação dos animais vítimas das queimadas na região pantaneira. O espaço é conhecido internacionalmente pela natureza exuberante e harmonia com a fauna.

Centro_Oeste>Mato_Grosso/Especial_Exclusivo_1" title="3rd party ad content" name="google_ads_iframe_/95377733/tvg_G1/Sua_Regiao>Centro_Oeste>Mato_Grosso/Especial_Exclusivo_1" width="300" height="250" scrolling="no" marginwidth="0" marginheight="0" frameborder="0" srcdoc="" data-google-container-id="2" data-load-complete="true" style="box-sizing: inherit; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: bottom;">

A pousada foi fundada em 1998 pela empresária Alice Galvão do Nascimento. A paixão pela natureza deu vida a um espaço totalmente ecológico. A empresa se baseia em três pilares: o meio ambiente, a viabilidade econômica e o respeito ao homem pantaneiro.

A beleza do local encanta os turistas que visitam a região — Foto: Mike Bueno

Todas as 22 casas construídas no território da pousada foram pensadas e planejadas para minimizar os impactos ao meio ambiente.

A fundadora também não pretende ampliar as edificações para evitar eventuais danos à vegetação e aos animais.

A energia consumida no local é gerada por uma usina de energia solar. A água é retirada de um poço artesiano e depois passa por um processo de desmineralização para transformá-la em água potável – própria para o consumo.

Já a rede de esgoto foi planejada de forma aérea – fora do solo - para não contaminar o lençol freático devido aos alagamentos que acontecem no Pantanal. O lixo é separado no sistema de coleta seletiva e encaminhado para Cuiabá, onde é feito descarte de forma correta.

Em observações de pássaros, os animais ficam soltos em seu habitat natural — Foto: Catarina Tokatjin

Além de buscar a sustentabilidade, a Pousada Mutum, possui há anos uma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) no desenvolvimento do projeto de soltura branda dos animais.

Esse projeto contempla a recuperação e reintegração desses animais ao seu habitat natural. No começo de setembro de 2020, quando o fogo começou atingir o Pantanal, a empresa foi apresentada a Associação das Mulheres Protetora dos Animais Silvestres (AMPARA – Silvestre) e receberam ajuda do Corpo de Bombeiros, do IBAMA, da Polícia Ambiental, além de veterinários, voluntários e empresários que colaboraram com produtos e alimentação para os animais.

Cada um na sua área permitiu que resgatassem várias espécies de animais. Juntos, eles tinham mais de 20 pontos de alimentação na mata e foi possível alimentar e monitorar, onças-pardas, veados, antas, porco do mato, cotia, tatus pacas, macacos, várias espécies de aves e pássaros que sobreviveram a tragedia.

A ONG ainda instalou na Pousada um contêiner ambulatório, para ajudar no tratamento e recuperação dos animais, para depois devolvê-los a natureza.

“Fico muito angustiada por causa do fogo. Foi desesperador pela floresta e principalmente pelos animais. Levo água nos rios que secaram, levo comida, trago medicamentos para ajudar os animais, e tenho um posto para resgatar, fazer o tratamento e fazer a soltura deles”, afirma Alice.

Um dos pássaros que se destacam na região é o Urutau. O animal pode ser visto em todas as partes do Brasil, mas principalmente, em lugares muito quentes como o Pantanal. A espécie se alimenta a noite e é conhecida pelo canto melancólico e pelas lendas urbanas.

O Urutau fica camuflado nas árvores devido a sua pelagem marrom semelhante aos troncos e galhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário