13 de março de 2021

O Turismo Rural em Mato Grosso pode ser Potencializado pela EMPAER - MT


Foto do Assentamento São Francisco (Vale do Chico em Jaciara -MT).
 
 
O Turismo Rural na Agricultura Familiar já  é um fenômeno que vem ocorrendo no Estado de Mato Grosso com várias iniciativas,  principalmente nas regiões da  Baixada Cuiabana, Cáceres, Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Rondonópolis  e  tem sido um  produto alternativo   dos  agricultores  familiar.

O Governo do Estado tem dado  apoio do Governo através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, na sua  Secretaria Adjunta de Turismo  do Turismo,  – SEADTUR, mas existe a necessidade de que outros órgãos como a Secretaria de Agricultura Familiar - SEAAF e a Empaer esteja mais efetivamente neste processo.

A Empresa de  Pesquisa  Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER pode e devec ser a protagonista deste de um grande projeto para desenvolver este segmento no Estado, pois  tem uma grande estrutura com seus  09 (nove) escritórios regionais e mais de 100 escritórios locais, para atuar na ponta junto os agricultores neste segmento

As entidades da sociedade civil, em organizações comunitárias, formais e informais, poderão ser atores de projetos uso e ocupação coletivas, como por exemplo: Assentamentos, Comunidades, Reservas Legais Comuns, etc

Os muitos Agricultores Familiar no Estado de Mato Grosso estão necessitando de auferir rendas novas em suas propriedades e o Turismo Rural está no âmbito da alternativa de emprego e renda para este público, lembrando que são clientes atendidos pela EMPAER na ponta. 

O Turismo Rural que era um nicho de mercado passa a  ter um status de segmento turístico reconhecido pelo Ministério do Turismo e Ministério da Agricultura e Pecuária, com uma Dirertriz para o seu desenvolvimento.

Este segmento já tem  gerando em Mato Grosso,  em várias iniciativas,  novas formas de trabalhos e negócios, com a  diversificação das atividades nas unidades produtivas dos Agricultores Familiar.

Essas iniciativas de produtos, se apresentam com seus  cenários naturais, tendo como conjunto de atividades desenvolvidas, proporciondo aos turistas a interação com o meio rural, com  destaque para  oferta de diversas atividades, como a produção associada ao turismo.

Produção Associada ao Turismo. são os produtos da agro-indústria, artesanato e manifestações culturais

 As caminhadas na natureza,  quando realizadas em propriedades rurais, são apresentadas de   variadas formas de lazer, as demonstrações tecnológicas, comercialização grupal.

Os serviços turísticos  de hospedagem e alimentação, diferenciados, disponíveis isoladamente ou em conjunto, quando acontecem no Espaço Rural e Natural são considerado produtos do Turismo Rural.

O Turismo Rural é a interligação das atividades rurais desenvolvidas  pelos agricultores aliado ao serviços e equipamentos  turísticos.

A  Empresa de  Pesquisa  Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER a partir do ano de 2014 passou a ter em seu quadro servidores a figura do  Turismologo que é um profissional de Turismo.

Tendo em vista esta realidade e a  necessidade de se trabalhar este segmento os técnicos  profissionais da área do turismo, denominados Turismólogo,  irão  trabalhar junto aos demais profissionais da area tecnica finalistica podendo  desenvolver  na propriedade rural a  inteface do Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Portanto é importante  se contemplar com o Turismo Rural  os Agricultores Familiar de acordo com o interesse de cada um,  que estão nos municípios das regiões: da  Baixada Cuiabana, Cáceres, Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Rondonópolis, Tangara da Serra,  Barra do Bugres, Alta Floresta,  dentre outras regiões estas  onde se visualiza a princípio uma maior potencialidade para o Desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar.  

Artigo e fotos: Geraldo Donizeti Lucio, Técnico da EMPAER, 

Economista, especialista em Turismo Rural.

GERALDO DONIZETI LUCIO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário