20 de março de 2021

Agricultores familiares podem se inscrever em cursos gratuitos de cooperativismo.

Iniciativa busca o desenvolvimento da agricultura familiar no país

Nos últimos oito anos, o número de cooperativas agro cresceu 4%, totalizando 1.613 cooperativas até 2018, segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). São mais de 1 milhão de associados e quase 210 mil pessoas empregadas no setor.

Para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), acaba de lançar cursos gratuitos de capacitação em associativismo e cooperativismo.

As capacitações são voltadas aos agricultores familiares interessados na gestão de empreendimentos coletivos ou que desejam aprofundar os conhecimentos no tema.

Os cursos estão divididos em quatro módulos:

Gestão de Empreendimentos Coletivos e Mercados;

Governança Participativa, Redes de Sociabilidade e Meio Ambiente;

Contabilidade e Finanças;

Políticas Públicas e Agricultura Familiar: Características e Mecanismos de Acesso.

A carga horária total de cada curso é de 20 horas, com duração de quatro semanas.

A pré-inscrição pode ser feita a qualquer momento, pois, a cada mês, serão abertas novas turmas, com 100 vagas por curso. Os inscritos que não conseguirem uma vaga imediata, ficarão no cadastro reserva e poderão ser chamados para compor as turmas seguintes. Informações sobre o período de realização das atividades estão disponíveis no site do Projeto Cooperativismo SAF/UFV. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico www.coopsafufv.com e clicar em “Agenda”.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário