18 de fevereiro de 2021

Técnicos da Empaer, Seadtur e Prefeitura se reúnem na Comunidade Morrinhos para Projeto de Turismo Rural integrado

No dia 18 de  Fevereiro de 2021, estiveram reunidos pela quarta vez , os técnicos Geraldo Lucio da SEADTUR. Ludimila da EMPAER. Claudete Castro da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger,  na Comunidade Morrinhos para darem sequência no Projeto de Formatação do Roteiro de Turismo Rural integrado na referida Comunidade.

A reunião de hoje foi técnica. juntamente com integrantes da Associação APRUMO, os técnicos com uma metodologia participativa foram fazendo os objetivos específicos e metas do projeto, uma vez que nas três reuniões anteriores foram definidas  alguns direcionamentos e perfil  do projeto como o nome, público participante e público alvo, justificativa, objetivo geral é abrangência.


Na reunião de hoje se definiu as metas físicas, tangíveis e não tangíveis do projeto.


Ficou  definido também uma agenda de atividades como por exemplo: uma próxima reunião com o Gerente da Unidade de Conservação ( Morro do Santo Antônio), que é funcionário da SEMA - MT  já para próxima.terca feira dia 23 de Fevereiro, dentre outras datas.


A proposta é de se ter uma formatação turística básica passível de ser lançada mercado  turístico já no mês de junho ou julho deste ano de 2021. considerando algumas iniciativas já existentes naquela comunidade e região.


Do Projeto.
O  Projeto de Formatação Turística  na Comunidade Morrinhos no Município de Santo Antônio do Leverger,  parte do pressuposto de que o grande referencial que se tem é o  grande fluxo de pessoas que visitam a comunidade tendo como ponto principal de visitação o Morro de Santo Antônio do Leverger que  possui uma das mais lindas vistas de Cuiabá e é uma das Atratividades já  procuradas pelos turistas principalmente , aventureiros e amantes da natureza.

O próximo passo ser  visitação individual em propriedades rurais  para formatação do projeto será , que serão realizadas  em algumas propriedades que já tem algumas iniciativas com pequenas estruturas para atendimento  que necessitam  de um ordenamento e formatação turística e outras que se mostraram interessadas e poderão integrar ao projeton

O Morro  de Santo Antônio do Leverger  é um ícone histórico, cultural e ambiental.

O projeto pretende  formatar a comunidade Morrinhos que fica no seu entorno para receber os visitantes oferecendo ofertando produtos e serviços em formato de atividades turísticas, gerando assim emprego e renda para os moradores.

A Comunidade fica próximo de Cuiabá, Localizado a 27 km de Cuiabá,.

O Morro de Santo Antônio, com seus 500 metros acima do nível do mar, teve papel fundamental na história do Estado o que lhe dá um  status histórico  cultural,  além de ambiental  com apelo turístico.

É importante esclarecer que a  iniciativa do Projeto foi da EMPAER local de Santo Antônio do Leverger, através dos extensionistas locais Ludmila   e Henrique, sendo que a  proprietaria do Rancho EPONA de propriedade da Sr. Mirian, que  foi a principal  demandante deste projeto junto à EMPAER  que  solicitou uma  visita técnica  que culminou com uma  reunião e o projeto que seria individual apenas para a Sra. Miriam teve um avanço para este  Projeto Integrado e Coletivo comenta Geraldo Lucio.

TEXTO E FOTOGRAFIAS: Geraldo Donizeti Lucio da SEADTUR .




Um comentário: