9 de fevereiro de 2021

Por Geraldo Lucio: Está Surgindo um Novo Empreendimento de Turismo de Natureza bem Próximo de Cuiabá. (Fazenda Arica).

Sr. ZUZU, Geraldo Lucio e Edson Ny

No dia 08 de fevereiro de 2021,  Realizamos uma Reunião no restaurante do Hotel Getúlio no Centro de Cuiabá, eu Geraldo Lucio,  o Sr. Josepha Haraoui, conhecido também como Zuzu, ele que é o atual proprietário do Hotel e também da 
Fazenda Arica, que fica localizada mas imediações da Caverna Aroejare em Chapada dos Guimarães/Campo Verde,   onde se tem riquezas de fontes de águas minerais Nascentes do Rio Arica, Cachoeiras, Cavernas, formações rochosas em formato de uma Cidade de Pedras e uma grande área produtiva com criação de bovinos e plantio de eucaliptos.

Esta reunião foi demandada pelo meu grande amigo Edson Ny, que é, fotógrafo, aventureiro, viajante, mateiro um grande explorador de belezas naturais e potenciais novos destinos turísticos e produtos turísticos em Mato Grosso, nos encontramos pela.manhã da sede da Secretaria Adjunta de Turismo, o de trabalho e de lá nos deslocados para reunião, no Hotel Getúlio, bem no Centro Histórico de Cuiabá, próximo da SEADTUR.

O Edson, assim como eu tem realizado muitas viagens no Estado em busca de aventuras e de novos lugares com  cenários propício para a prática de uma boa visitação turística.

A diferença entre eu e o Edson é que O Edson está do lado privado e autônomo eu trabalho efetivamente nesta área e na grande maioria das vezes vou a trabalho pela Secretaria Adjunta de Turismo onde sou servidor efetivo  e tenho o objetivo final de assessorar os futuros empreendedores no início de sua atividade econômica pautada no segmento turístico.  
Sr. ZUZU,  Edson Ny e Geraldo Lucio.

Já o Edson faz isto por Hobby e atualmente também está se estruturando para entrar neste ramo de Agênciar e operar viagens de Turismo, sempre no Espaço Rural e Natural, mas o que ele é realmente é um descobridor de locais e eu sou o parceiro, ele descobre e eu ajudo no processo de Formatação Turística que é uma das minhas funções na SEADTUR.

Voltando no assunto da reunião, o assunto não podia deixar de ser sobre formatação de produto turístico,

No restaurante do Hotel Getúlio num café da manhã , Após a minha apresentação pessoal ao Sr. Zuzu,  dispensado a apresentação do Edson Ny, já que eles já se  conheciam, foi a vez do Sr Zuzu se apresentar e contar a sua história de exploração junto à  Fazenda Arica, que segundo ele foi adquirida no ano de 1993 e iniciou um processo de uso e ocupação na criação de bovinos e no plantio de eucaliptos, Sr. Zuzu me disse também ser um cliente antigo da EMPAER, quando ainda era  EMATER e ACARMAT, pode falar de técnicos da época como  ex Senador Jonas Pinheiro, Gabriel dos Anjos e que no após plantar arroz e milho, em 1979 foi um pioneiro em Plantio de Soja no Estado, lógico que isto foi em uma outra propriedade, mas falou também que nesta propriedade Arica, ele chegou a plantar 200 ha de Soja, muitos anos atrás e que teve bons resultados.

 O foco da reunião foi as potencialidades oportunidades  turísticas da Fazenda Arica, onde se tem riquezas de fontes de águas minerais Nascentes do Rio Arica, Cachoeiras, Cavernas, formações rochosas em formato de uma Cidade de Pedras e uma grande área produtiva com criação de bovinos e plantio de 600 ha eucaliptos certificados para exportação.

Como é de meu feitio e estratégico para o meu trabalho, fizemos esta primeira reunião presencial, iremos fazer muitas outras, o Edson Ny já explorou a Fazenda em várias visitas e fez levantamentos que segundo ele é pelas imagens apresentadas na reunião realmente tem uma grande potencialidade e eu não tenho dúvidas que desta reunião que realizamos no hotel logo surgirá com certeza um novo empreendimento de Turismo de Natureza.

Os próximos passos serão: Mais reunião presenciais estratégicas, visitas técnicas um loco com um grupo maior de técnicos multidisciplinar,  e iniciar eum processo de planejamento do empreendimento 

Gostaria de abrir aqui um parentes e para uma informação muito importante, planeamento  é uma ferramenta  administrativa que possibilita perceber a realidade local  avaliar os caminhos, construir um cenário referencial  futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o  processo a que o acoplamento se destina.

 Sendo, portanto, o lado racional da ação. 

Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. 

Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como faze-lo, quando faze-lo, e quem deve faze-lo.

O planejamento cobre o espaço entre onde estamos e para onde queremos ir. 

Torna possível a ocorrência de eventos que, em caso contraio não aconteceriam. 

Embora o futuro exato não possa ser predito, e fatores incontroláveis podem interferir com os planos mais bem formulados, a menos que haja planejamento, os eventos serão deixados totalmente ao sabor do acaso. 

Planejamento é um processo intelectual exigente; requer determinação consciente das alternativas de ação e a fundamentação de decisões em finalidades, conhecimentos e estimativas cuidadosas.

*VALE RESSALTAR  QUE  NESTE PROCESSO TODOS OS ASPECTOS LEGAIS DEVEM E SERÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO.   

Vamos em  várias mãos planejar a propriedade Fazenda Arica para o Turismo de Natureza, pois,  "Um barco sem rumo não tem vento a favor". 

Obs: É Importante esclarecer e ressaltar que o produto está em fase de formatação e as visitas que são estritamente técnicas e de conhecimentos,  no momento somente podem ser autorizadas e liberadas pelo proprietário.

 Está Surgindo um Novo Empreendimento de Turismo de Natureza bem Próximo de Cuiabá, aguardem novas publicações e o produto final que num período de curto  prazo será apresentado (Formatado), finaliza Geraldo Lucio

TEXTO: Geraldo Donizeti Lucio

FOTOS: Edson Ny


GALERIA DE FOTOS  DA PROPRIEDADE TIRADAS POR EDSON NY

 

Edson Ny em uma de suas viagens


Edson Ny na Assembleia Legislativa do Estado recebendo Monção de Aplausos pela contribuição na divulgação do turismo no Mato Grosso.












Geraldo Donizeti Lucio
Agente Técnico da EMPAER
À Disposição da SEADTUR
Especialista em Turismo Rural.


Um comentário: