10 de fevereiro de 2021

Governo perde a briga para a AL e deputados mantém viva a Empaer

Foram 15 votos favoráveis ä manutenção da empresa contra apenas 7 contrários
Empaer

Por: Esportes & Notícias

Com 15 votos favoráveis contra apenas 7 contrários, os deputados estaduais de Mato Grosso derrubaram, manhã desta quarta-feira (10), em sessão plenária da Assembleia Legislativa, o veto do governador Mauro Mendes ao PLC 49/2020 (projeto de lei complementar), do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que garante a manutenção da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer).

Desde o início de seu mandato, em 2019, Mendes tentava fechar a empresa sob argumentos de alto custo de manutenção. Os servidores chegaram a apresentar, ainda em 2019 a pedido do próprio governador, um plano de reestruturação da Empaer que continha o Plano de Demissão Voluntária de servidores.

“O governo queria reduzir custos e fomos parceiros nisso também. Cerca de 120 servidores aderiram ao PDV, uma significativa redução na folha de pagamento do estado”, explicou Pedro Carlotto, servidor e presidente do Sinterp, sindicato da categoria.

Segundo Carlotto, Mesmo assim, o Governo continuou imbu[ido da ideia de fechar a única empresa que assiste a agricultura familiar no estado, cerca de 130 mil famílias.

“Foi uma grande vitória. A lei torna os serviços da Empaer essenciais ao Estado valorizando seus servidores e garantindo o apoio à agricultura familiar. Nós servidores agradecemos aos deputados que aderiram a causa e preservaram esta importante empresa para o estado de Mato grosso”, completou.

Segundo Wilson Santos (PSDB), autor do projeto de lei da Empaer, a empresa presta ‘serviços extraordinários’.

“A Empaer nasceu no governo Fernando Correa da Costa, já no segundo governo, por volta de 1964 quando era Carmat. Ela prestou serviços extraordinários ao pequeno produtor, ao mini produtor, ao assentado, ao posseiro, ao arrendatário. Só a Empaer que nos socorre, é a única fonte de assistência técnica e orientação, não podemos deixar isso acabar. Então eu fiz o projeto, o plenário  aprovou a matéria”, afirmou.

A lei que mantém viva a Empaer será promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário