18 de dezembro de 2020

Turismo rural é fonte de receita para proprietários segundo Senso do AgroAtlas

100 anos do Censo AgroAtlas do Espaço Rural retrata diversidade e desigualdade do campo brasileiro


Editoria: Geociências | Carlos Alberto Guimarães | Arte: Jessica Cândido


  • Resumo

  • Estudo faz análise geográfica inédita dos resultados definitivos do Censo Agro 2017
  • Publicação pode ser acessada gratuitamente em formato digital no site do IBGE e na Plataforma Geográfica Interativa (PGI).
  • Atlas mostra que produtores pretos ou pardos se concentram em pequenos estabelecimentos e que brancos são maioria conforme aumenta a área.
  • Área média dos estabelecimentos do Centro-Oeste (322 hectares) é quase cinco vezes maior que a média nacional (69 hectares).
  • No bioma da Mata Atlântica, apenas 24,2% da utilização das terras nos estabelecimentos são destinados às florestas (naturais ou plantadas).
  • Proporção de estabelecimentos que usam agrotóxicos sobe 22,9% em 11 anos.
  • Turismo rural aparece como fonte de receitas dos estabelecimentos agropecuários.

O Atlas dedica ainda todo um capítulo às análises geográficas que descrevem as diferentes formas de complementação da receita dos estabelecimentos agropecuários. Por “outras receitas” considera-se os valores obtidos com outras atividades dos estabelecimentos que não aquelas ligadas à agropecuária, como receitas com desinvestimento, serviços de turismo rural, exploração mineral, atividade de artesanato, entre outras.

O número de estabelecimentos que apresentam outras receitas é substancialmente significativo nos municípios que compõem a Amazônia Legal e o Semiárido Nordestino. O destaque fica para o Município de Monte do Carmo, em Tocantins, onde 66,2% do total das receitas dos estabelecimentos agropecuários é composto por essas outras receitas.

Em Santa Cruz de Minas (MG), 100% dos estabelecimentos agropecuários obtiveram receitas com turismo rural e o montante de dinheiro oriundo do turismo corresponde a 50,6% das receitas totais dos estabelecimentos. Poá, em São Paulo, surge em segundo lugar, com 24,7% do total das receitas dos estabelecimentos oriundas do turismo rural, porém somente 14,3% dos estabelecimentos relataram obter alguma renda com essa atividade. Em valores absolutos, os estados que apresentam maiores valores para as outras receitas como um todo são Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais..

VEJAM MAIS:

http://www.turismoruralmt.com/2020/12/100-anos-do-censo-agroatlas-do-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário