2 de dezembro de 2020

Mimoso te aguarda, com o Memorial Rondon Aberto e outras Atividades Turísticas.

Mimoso é um distrito do município brasileiro de Santo Antônio de Leverger, no estado de Mato Grosso, nesta localidade foi onde nasceu o Marechal Candido Rondon e de lá passou a ser conhecido em todo o Brasil e no mundo, no local foi construído um Memorial para guardar e expor a vida e obras de Rondon. 

O Memorial está aberto para visitação turística, com painéis expositivos que contam a história do Marechal Rondon.

Tem a sala de Memória do amigos e parentes de Rondon com um pequeno acervo da vida e obras de Rondon.

A estrutura do Memorial em si é um atrativo com uma arquitetura em formato de uma cada tradicional indígena, pois Rondon foi um indigenista.

O Memorial abre a semana toda tem guarda, recepcionistas e os amigos e parentes de Rondon para te receber.

Nós finais de semana e feriados tem uma Feira de exposição e venda de produtos de  Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar para os visitantes.

Além do Memorial tem vários outros pontos que podem ser visitados com orientação de guias especializados ou com a ajuda da comunidade local.

Tem a Escola Santa Claudina constituída e inaugurada pelo Rondon que fica em frente ao Memorial, onde tem Marcos afixados em homenagem ao Marechal, local onde ele nasceu.


Marco de memoria, onde tem Marcos afixados em homenagem ao Marechal, local onde ele nasceu.

Tem as Cachoeiras que podem ser exploradas com guias.
Tem os morros que os turistas  podem subir mas,  como  ainda não  tem trilhas bem definidas , neste caso é necessário guias especializados pois trata - se de aventuras.
Morros bem próximo da comunidade

Tem o Rio Mutum que é próprio para Banho, que também não tem estruturas mas se for acompanhado por guias ou alguém da comunidade é pacivel de visitação e banho.
Tem a Baía que tem que ser acessada por barcos e canoas, com acompanhamento de guias especializados.
Acesso à Baia via Rio Mutum.


Tem algumas propriedades de fabricação de doces, farinhas, licores, e outros produtos da agroindústria que podem ser visitados para Vivência do Turista, neste caso se informar no Memorial.

Tem o grupo de Manifestações Culturais que tem que ser reativado, mas que se agendado pode se ter uma amostra em pequena apresentação, ver no Memorial.

Pode se fazer pequena cavalgada em cavalos pantaneiros de até 5 km, neste caso combinando e agendado. procurar sobre isto no Memorial.
Cavalos Pantaneiro em Mimoso.


Tem os historiadores  (De Rondon e da Comunidade e entorno) que podem ser visitados em suas casa, informar no Memorial.

Tem algumas casas antigas que podem ser visitadas, informar no Memorial

Além da hospitalidade aliada a gastronomia dos mimoseanos, que é tudo de bom, a comunidade tem dois restaurantes que funcionam a semana toda.

Muitas pessoas têm me procurado para saber sobre o Memorial Rondon em MIMOSO, por isso resolvi escrever está matéria.

Sabemos que para que o Turismo seja realizado de forma profissional em Mimoso, à a necessidade da formatação dos produtos e das atividades turísticas,  nesta matéria eu falo de forma genérica e geral de um local que  pode ser acessada hoje, porém com a necessidade de alguns, por que não dizer vários ajustes.

Pela demanda que tenho tido de informações posso afirmar que a  tendência é que do ano 2021 pra frente  muitos turistas irão visitar Mimoso.

Portanto, meus amigos, agentes, guias. operadores, comunidade local, amantes e  simpatizantes de Mimoso e de Rondon, vamos juntos formatando este destino como turístico dentro do processo, para isto cada um tem que ser ator nesta demanda.
Mimoso para ser Destino Turístico tem que ter produtos e atividades Turísticas formatadas.

O que eu  penso que a partir do momento em que houver a procura pelos operadores e agentes os produtos turísticos irão sendo formatados. Isto é o comportamento do mercado.

A procura,  forçando a oferta se organizar, lei da oferta e da procura.

A Oferta hoje de Mimoso  que é sem dúvidas um grande  potencial terá que se transformar em Oferta Real e profissionalizada para atender a procura e a motivação dos Turistas que querem conhecer Mimoso.


Geraldo Lucio 
Agente Técnico da SEADTUR 
Blogueiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário