Um dos estados mais verdes do Brasil é também, claro, um dos que mais oferece roteiros em meio à natureza, com cenários incríveis e experiências inesquecíveis.

O Mato Grosso abriga boa parte do Pantanal, uma das maiores planícies inundáveis do planeta, Patrimônio Natural da Humanidade. E também faz parte das riquezas naturais do Mato Grosso, a Floresta Amazônica, que representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes na Terra e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo.

Com tanta natureza, experiências memoráveis é o que não faltam no Mato Grosso, com opções para todos os públicos, desde aqueles que preferem roteiros contemplativos aos que estão em busca de muita aventura, em meio à vida selvagem.

Estação das Águas

Entre dezembro e março, é quando o Pantanal está inundado, por causa das chuvas de verão, e, com isso, fica ainda mais exuberante, com fauna e flora se revigorando e proporcionando espetáculos inesquecíveis.

Estação da Vazante

Entre abril e junho, é quando as chuvas param e a água começa a descer, formando lagoas com milhares de peixes, que atraem espécies de aves aquáticas. Nesta estação, a temperatura está mais amena e o céu repleto de estrelas.

Estação da seca

De julho a novembro, quando o Pantanal está seco, as aventuras por terra revelam vastas áreas de pastagem, onde os animais vão em busca de alimentos e água nas poças remanescentes. Nesta época também, garças e cegonhas chegam em busca de alimentos e o Pantanal está muito mais florido.

Barco Hotel

Outra forma de se aventurar no Pantanal, com conforto e segurança, é fazer um roteiro no Barco Hotel que revela, as belezas da região, sob outro ponto de vista.

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é outra riqueza natural do Mato Grosso, que reúne experiências únicas em quase 500 cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio à vegetação de Cerrado.

Tudo isso, distribuído em 46 sítios arqueológicos, em mais de 3 mil metros quadrados de Parque Nacional, 157 km de paredões, 42 imóveis tombados pelo Iphan e cerca de 40 espécies endêmicas.

Mais Cerrado

A 120 km de Cuiabá, a capital do Mato Grosso, está Nobres, cidade que também esbanja natureza e aventura. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

A cidade também abriga sítios arqueológicos de grande valor científico, onde se pode observar pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região.

A Lagoa Azul, a 52 km da sede municipal é outro presente mato-grossense aos visitantes, mas também alegram os olhos e o espírito, a Cachoeira do Tombador, entre muitos outros atrativos naturais.

Por tudo isso, o Mato Grosso proporciona experiências exclusivas, que podem – e devem – ser vividas em todas as épocas do ano, por adultos, crianças, famílias, grupos de amigos ou, porque não, em uma aventura solo de reconexão com a natureza.

Empresas que operam no Mato Grosso

Pantanal Wild Safaris Tour Operator – www.pantanalwildsafaris.com/home
Pantanal Explorer Ecotours DMC – atendimento@araraslodge.com.br