9 de dezembro de 2020

Embrapa dá curso sobre Sistemas Agroflorestais com ênfase em fruticultura


Curso gratuito será transmitido nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 8h às 12h, no canal Youtube da Embrapa

A Embrapa Cocais vai realizar entre os dias 8 e 10 de dezembro, das 8h às 12h, um curso gratuito que vai abordar técnicas voltadas para Sistemas Agroflorestais (SAFs) com ênfase em tecnologias sustentáveis para cultivo de frutíferas. A transmissão será feita no canal da Embrapa no Youtube.

O público poderá enviar perguntas e comentários por meio do chat de interação da transmissão. O público-alvo é formado de técnicos, agricultores e acadêmicos que atuam em atividades do tema do curso.  

O curso faz parte da programação do projeto “Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia (TecFruti)”, do Projeto Integrado da Amazônia (PIA), financiado com recursos não-reembolsáveis do Fundo Amazônia e liderado pela Embrapa Roraima, com ações desenvolvidas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

O objetivo geral do projeto é promover ações de desenvolvimento, transferência de tecnologia e construção de conhecimentos e estratégias para produção sustentável de frutas no Bioma Amazônia.

De acordo com o chefe de transferência de tecnologias da Embrapa Cocais, Carlos Eugenio Vitoriano Lopes, a programação da capacitação está dividida em três blocos: no primeiro bloco, será apresentação do projeto, importância da agricultura familiar e as espécies de fruteiras; o segundo, vai tratar da transferência de tecnologia, experiência do agricultor e parte da agroindústria; o terceiro bloco, será abordada comercialização  e indicadores financeiros. 

Agricultura familiar

“No curso, serão abordados temas relacionados à fruticultura de grande interesse para os agricultores familiares e que devem contribuir para melhorar a eficiência da produção e para o desenvolvimento territorial sustentável”, adianta a pesquisadora e líder do projeto Teresinha Costa, da Embrapa Roraima.

O professor Marcelo Sampaio Carneiro, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, falará sobre o papel da agricultura familiar no Desenvolvimento Rural do estado do Maranhão. “Pretendo mostrar como a agricultura familiar vem cumprindo um papel central na economia estadual, gerando postos de trabalho e servindo de base para dinamização de importantes cadeias produtivas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário