23 de novembro de 2020

Os invisíveis do Agro (Por Alison Lorenzon)

IMG 20200917 160106295ÁGUA BOA - Vista com alguma forma de preconceito por muitos e associada erroneamente a baixa produtividade, a agricultura familiar produz a maior parte dos alimentos consumidos no Brasil, tanto em quantidade quanto em diversidade.

O principal motivo das pessoas subestimarem a agricultura familiar é por não saberem o que determina se um agricultor é familiar ou não. Para ser considerado agricultor familiar, o produtor rural e sua família tem que possuir ou explorar propriedade rural de até 4 módulos fiscais. IMG 20191023 143923435

Módulo fiscal é uma unidade de medida definida pelo INCRA e variável para cada município. Em Água Boa 1 módulo fiscal corresponde a 80 hectares. O agricultor deve utilizar mão de obra majoritariamente da família, ou seja, pode ter mão de obra terceirizada, desde que seja igual ou inferior ao número de membros da família que trabalham na propriedade, e que obtenham uma renda bruta anual de até R$ 415.00,00.

Para mostrar a força do agro familiar, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) fez uma análise nos registros de 603 produtores de Água Boa que mostram a produção da agricultura familiar no município.

IMG 20201022 172023652 HDRSegundo os dados, no último ano foram produzidos e comercializados mais e 5.000.000 de litros de leite in natura, por mais de 150 pecuaristas provenientes principalmente dos assentamentos do município, tendo como principal destino os laticínios Cajes de Nova Xavantina e Campileite de Campinápolis. Destes, 56 produtores processaram mais de 500.000 litros de leite e comercializaram em forma de derivados (queijos, doces, requeijão, etc).

Uma cultura utilizada pelos pecuaristas, principalmente para alimentação do rebanho no período da seca é a cana-de-açúcar. Aproximadamente 50 pecuaristas mantem um pequeno canavial em sua propriedade para esta finalidade.

Também nas pequenas propriedades foram criados e comercializados mais de 10.000 aves (frango) e mais de 3.000 dúzias de ovos.
Outro registro interessante está na produção de mel. Foram localizados 3 produtores em Água Boa e que comercializam anualmente cerca de 4.000 kg de mel.

A produção de milho verde conta com aproximadamente 10 produtores que cultivam mais de 15 hectares e produzem mais de 100 toneladas de milho em espiga por ano.

No setor de frutas, os destaques ficam na produção de banana, com cerca de 5 produtores com área cultivada de 30 hectares e produção anual de 750 toneladas. Na produção de abacaxi, são cerca de 21.000 frutos comercializados anualmente por 2 produtores em uma área plantada de 3 hectares.

A produção de mandioca diminuiu bastante neste último ano. Ainda assim foram registrados 12 produtores com uma área de 8 hectares e produção média de 120 toneladas da raiz em 2.019. Também há no município 4 produtores de farinha que produzem cerca de 1.000 kg do processado anualmente.

IMG 20201022 170142450

Ainda no agronegócio familiar existe uma vasta gama de produtos, e que acabam não sendo registrados, como doces, panificações, embutidos, banha, etc, pois a família produz com intuito de autoconsumo e vende apenas o excedente, e acaba nem considerando essa riqueza de produtos como parte de sua produção. Como exemplo tem-se o cultivo e produção de cúrcuma (açafrão-da-terra) por produtores no P.A. Serrinha e que quase ninguém tem conhecimento.

Água Boa tem um potencial imenso para produção de praticamente todos os cultivos e criações, porém ainda é pouco explorado.
Os principais motivos relatados pelos produtores que impedem uma melhor produção e investimento são: 1) dificuldade de contratação de mão de obra, já que a atividade das pequenas propriedades é feita majoritariamente de forma braçal; 2) dificuldade para escoamento e comercialização de seus produtos, pois muitos produtores residem distantes da cidade, e também não conseguem fechar acordos de entregas no comercio local, ficando a comercialização por conta da venda em feira ou de forma direta aos consumidores; 3) falta de recursos financeiros para investir na propriedade; 4) falta de oferta de produtos destinados para as pequenas propriedades e suas atividades, já que o foco principal das lojas agropecuárias da região são as grandes propriedade.

Outro grande entrave de comercialização é a falta do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para os criadores de animais, pois sem o selo eles não podem abater e comercializar a carne.

A agricultura familiar em Água Boa ainda tem muito a se desenvolver, pois o que hoje é aqui produzido não supre a demanda do município, fazendo com que seja necessário adquirir produtos de outras localidades, como por exemplo maior parte dos produtos hortifrúti comercializados em Água Boa vem de Goiânia – GO.

Para alcançar bons resultados os produtores interessados podem procurar a Empaer-MT que presta assistência técnica de forma gratuita, faz projetos para captação de credito rural, dispõem de um núcleo de laboratórios de análises agropecuárias (solo, foliar, fitopatológica, ração, animal) a um preço reduzido, assessora os produtores na aquisição de serviços e insumos necessários para desenvolvimento das atividades rurais, ministra cursos e palestras, entre outras atividades.

(Autoria: Alison Lucas Lorenzon - Técnico em Agropecuária e Engenheiro Agrônomo. Extensionista Rural na Empaer-MT em Água Boa)

Mais fotos - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário