30 de novembro de 2020

Grupo de observadores flagra em Sinop ninho de águia mais forte do planeta


Membros do Grupo de Observadores de Aves de Sinop flagraram, na última semana, um ninho de gavião-real (Harpia), considerada a águia mais forte do planeta e a maior ave de rapina do Brasil, em uma região de mata. Uma fêmea, que está chocando, foi registrada pelos integrantes. De acordo com o membro do grupo, Valdir Hobus o registro é importante, já que o estado de conservação da ave é considerado vulnerável.

“Não temos muitas, até porque ela precisa de uma área muito grande de caça, e percebemos que com a fragmentação das matas a tendência é que vai ter que ir mais longe e nesse caminho muitas vezes acaba encontrando pessoas que a matam. É uma ave rara, difícil de avistar, é tímida, de floresta, não é como as de rapina comuns, que se vê na cidade”, explicou, Hobus, ao Só Notícias.

A Harpia mede entre 90 e 105 centímetros, com uma envergadura de asa de mais de 200 centímetros. As fêmeas costumam ser maiores, com peso variando entre 7 e 9 quilos, enquanto o macho de 4 a 5. Costuma habitar florestas primárias densas e florestas de galeria, se alimentando de animais como preguiça, filhotes de veados, tatus, dentre outros. É cada vez mais ameaçada de extinção, fato que está associado à destruição de grandes áreas florestais.

“É importante que quem encontrar ninhos evite a divulgação de localização, porque têm pessoas caçando como prêmio. É uma pena que tenham essa visão”. “Além disso, um dos problemas quando o pessoal mata uma Harpia, é que se ela tiver com filhotes, ele não se desenvolve, mesmo que já esteja numa fase jovem, porque um jovem imaturo, demora de 4 a 5 anos para chegar na fase adulta e se tornar totalmente independente”, acrescentou.

Outro fator relacionado ao crescimento populacional lento da Harpia é o período de reprodução. A ave põe em média dois ovos, entre setembro e novembro, com período de incubação de 52 dias. Destes, geralmente, apenas um filhote sobrevive, podendo ocorrer cainismo (quando um filhote mata o outro). O filhote demora cerca de 5 meses para dar os primeiros voos e de 2 a 3 anos para se tornar adulto.

Recentemente, trabalho realizado por uma empresa multinacional em parceria com entidades e a ONF Brasil, ligada a uma estatal francesa, identificou 35 ninhos de Harpia, distribuídos em Juína, Juara, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Sinop e Colíder.

Só Notícias/Luan Cordeiro (fotos: Sérgio Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário