4 de novembro de 2020

Cuiabá já não tem mais tantas árvores espalhadas pela cidade como antes.


Vista aérea do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá — Foto: Nara Assis/Secom-MT

Vista aérea do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá — Foto: Nara Assis/Secom-MT

Cuiabá já não tem mais tantas árvores espalhadas pela cidade como antes. Um estudo divulgado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) mostra que, nas últimas três décadas, Cuiabá perdeu 17% de áreas verdes. Os dados são do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas) e foram analisados pelo ICV.

A área superior a 55 mil hectares é equivalente a 714 vezes o tamanho do Parque Mãe Bonifácia.

O desmatamento tem ligação com o crescimento populacional. Nos últimos 50 anos, a população saltou de 103.427 habitantes para 607.153 habitantes, segundo o IBGE. Essa expansão populacional gerou demandas habitacionais intensas que, em muitos casos, foram atendidas por meio de ocupações e loteamentos irregulares.

Atualmente, segundo dados da prefeitura, há 115 bairros legalmente reconhecidos no perímetro urbano. Neles, mais de 40% das localidades são consideradas como “assentamentos informais”. Obras de infraestrutura também são vetores de degradação do cerrado de Cuiabá.

Na obra do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), prometida para 2014 e até hoje não concluída, fora retiradas 2.500 árvores.

A perda de vegetação também impacta nos recursos hídricos e no abastecimento de água. A maior parte das 180 nascentes identificadas pelo Ministério Público Estadual na zona urbana está parcial ou totalmente degradada.

Localizada em plena convergência dos biomas Cerrado e Pantanal, banhada pelo rio de mesmo nome, pelo Rio Coxipó e outros 17 córregos, Cuiabá possui uma rica flora, que lhe conferiu o apelido de Cidade Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário