27 de novembro de 2020

Caminhos da Serra de Itabaiana coloca Sergipe na rota do Turismo Rural.

Por

Passar um dia em Itabaiana e retornar para capital. Assim é a proposta da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana/SE (Crédito das fotos: Cleomar Macedo)
A Rota Caminhos da Serra de Itabaiana-SE já está fomentando o turismo rural em Sergipe. Lançado no dia 5 de novembro deste ano, ela é primeira Rota Turística oficial do município e a primeira Rota de Turismo Rural do Estado e de Itabaina.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


De acordo com a criadora da Rota, a turismóloga consultora e mestra em Planejamento do Turismo, Ellen Carvalho, “Sergipe é um Estado em sua maioria rural e tem grande potencial em roteiros de turismo rural receptivo”.

Com perspectiva de atrair tanto os turistas sergipanos quanto os de fora do estado, Ellen conta que o objetivo é reforçar as tradições culturais e proporcionar experiências para quem vier visitar o município de Itabaiana.

“Apesar de ser turismo rural, temos que investir para que seja criativo. Temos que trazer uma experiência diferenciada para que o público turista seja atraído”, completa a turismóloga.

Ellen, turismóloga responsável pela criação da rota

Inovação no turismo rural

E é justamente pela necessidade de investimento no turismo rural, que a criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana destaca esse potencial. “Como técnica, percebi que há muito tempo os roteiros de turismo receptivo, e as rotas de turismo em Sergipe são as mesmas. Precisamos inovar neste setor”, alerta Ellen Carvalho.

A Rota

Passar um dia em Itabaiana e retornar para capital. Assim é a proposta da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana/SE.

Conforme explica a turismóloga Ellen, o turista vai sair de Aracaju para conhecer o Parque dos Falcões, com a possibilidade de fazer trilha na Serra de Itabaiana com os monitores do Parque. Em seguida, será a vez de visitar o Povoado Carrilho, conhecido pelo beneficiamento das castanhas de caju.

“Neste atrativo turístico, além de acompanhar o trabalho da cooperativa que faz esse trabalho, nosso turista vai poder participar da produção. Assim como no próximo destino da Rota, a Casa de Farinha, onde é feito e vendido produtos típicos regionais no forno de lenha”, pontua Ellen Carvalho.

Ellen acrescenta que na parada para o almoço, os turistas serão levados para um dos restaurantes típicos da região que passaram pelo treinamento Rota e ganharam o selo de qualidade no atendimento. “Após o almoço, eles seguem para a famosa foto com Eu Amo Itabaiana. Nas quartas, sábados ou domingos é possível seguir para a maior feira do estado: a Feira Cultural do Luiz Gonzaga”, detalha a turismóloga.

Na Rota do Forró o que não falta é sanfona, triângulo e zabumba…

E como não poderia ficar de fora dos atrativos turísticos, eles são levados a conhecer, também, o comércio. “Os levamos para comprar ouro na cidade conhecida por vender ouro barato. Finalizando a Rota, os turistas visitam o Povoado Ribeira, que tem belas cachoeiras e onde a comunidade já vem sendo assessorada tecnicamente por mim, para fomentar o bem receber, e a comercialização de artesanatos, comidas regionais, além de locais como campings para a estadia desses turistas em um Projeto de Turismo de Base Comunitária”, diz a criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana.

Inclusive, conta Ellen Carvalho, “a partir desta atitude, estamos implantando o primeiro restaurante, camping e pousada no local: o Recanto da Ribeira. “É um projeto que tem tudo para crescer cada vez mais”, acredita.

Selo de qualidade

Todos os restaurantes, estabelecimentos, guias e agências que farão parte da Rota terão que ter o Selo de Qualidade.

Ellen explica que eles passam por treinamento e adequação para receber o selo, já que, frisa ela, “este é muito mais que um projeto, existe uma responsabilidade com o trabalho a ser desenvolvido”.

Rota do Forró: organizadores e participantes

Parceria

A Primeira Rota Turística oficial de Itabaiana-SE e primeira Rota de Turismo Rural do Estado, a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, foi planejada e organizada desde 2017 pela Turismóloga Ellen Carvalho Mestra em Planejamento de Rotas de Turismo Rural e Ecoturismo.

Foram três anos de um trabalho participativo, que contou com o envolvimento da comunidade, trade turístico e do Instituto Federal de Sergipe.

“Fizemos um levantamento de dados para inventariar a pesquisa e chegamos a conclusão que Itabaiana tem um potencial enorme pra o turismo, além de ser uma cidade que tem economia forte e que estava precisando desse pontapé inicial pra começar a enxergar a atividade turística como grande aliada para o desenvolvimento”, finaliza Ellen Carvalho.


Para detalhes do projeto ou contato com a idealizadora da rota, acesse: www.carvalhoconsultoriastur.com.br


Para detalhes do projeto ou contato com a idealizadora da rota, acesse: www.carvalhoconsultoriastur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário