31 de outubro de 2020

Macacos podem ter morrido intoxicados por comida de humanos


GERAL / MÃE BONIFÁCIA FECHADO

Exame que vai apontar a causa das sete mortes deve ficar pronto na próxima semana. Local segue fechado até lá


DA REDAÇÃO

Entre as hipóteses avaliadas para a causa da morte de sete macacos sagui no Parque Estadual Mãe Bonifácia estão a possibilidade de que tenha ocorrido intoxicação alimentar, o que pode ter sido causado por alimentos deixados por humanos no local, ou ainda um tipo de infecção, que pode ser transmissível.

O primeiro macaco morto foi encontrado na última sexta-feira (23) e levado até a sede da administração do parque. Os outros seis foram aparecendo ao longo desta semana. Todos estavam na mesma região, perto da Praça do Cerrado do parque, localizada nas proximidades da entrada principal. 

“Como estamos em situação de desconhecimento [do que aconteceu], tomamos a medida de isolar o parque para que as pessoas não tenham contato com os animais”, disse superintendente da unidade.

“Como estamos em situação de desconhecimento [do que aconteceu], tomamos a medida de isolar o parque para que as pessoas não tenham contato com os animais”, disse Gabriela Priante, superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema. 

“Pode ser uma infecção animal e essa infecção passar para o homem. Ou os animais podem estar com uma infeção humana”, disse. Uma equipe técnica da Sema está no parque fazendo uma varredura para ver se há mais animais mortos. 

“Pode ser uma infecção animal e essa infecção passar para o homem. Ou os animais podem estar com uma infeção humana”, disse.

Alimentação indevida e fake news

“Não houve escassez de alimentos. Mas depois que essa mensagem começou a circular, começamos a perceber a movimentação de pessoas dando comida indevidamente para os animais, como alimentos congelados. Vimos arroz congelado, salgadinhos artificiais”, disse a superintendente. 

A administração do parque começou, então, uma campanha educativa reforçando que os animais do Mãe Bonifácia não devem ser alimentados pelos usuários do parque – inclusive para segurança da própria população. “Ao se aproximar do animal, esse animal pode arranhar ou morder, por exemplo, então a gente tem que evitar”, disse Gabriela.

Parque Mãe Bonifácia é fechado ao público após morte de 7 macacos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário