17 de outubro de 2020

ASSISTAM *DIA 20/10 18h30* - *GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SPLIDÁRIA SOB A ÓTICA DAS INSTITUIÇÕES DE APOIO*



As redes de economia solidária (EcoSol) comumente são constituídas por representantes  de três segmentos: empreendimentos econômico solidários, gestores de políticas públicas e instituições de apoio. 
Como exemplo destas instituições há as universidades  que, tradicionalmente, atuam por meio das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Recentemente surgiram outras formas de apoio realizado pelas universidades. Há, ainda como exemplo, o histórico trabalho da Cáritas, órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as ações desenvolvidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) por meio da sua Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS). Há várias ONGs que também apoiam o fortalecimento da EcoSol. 
O Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) já realizou duas lives sobre o tema em questão com gestores e representantes de empreendimentos econômico solidários. Agora, o debate será feito por integrantes de instituições de apoio que desenvolvem trabalhos relevantes. O conjunto das três lives nos permitirá tirar ensinamentos para a construção de redes sociotécnicas integradas por diferentes atores sociais para a viabilização da EcoSol. 

 *Aline Mendonça* - Professora do Programa de Pós- Graduação em Política Social e Direitos Humanos - Universidade Católica de Pelotas. Militante do movimento de economia solidária do Brasil.
 *Egeu Esteves* É mestre e doutor em psicologia social pela Universidade de São Paulo e realizou pós-doutorado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. 
Atua desde 1998 com os temas da autogestão, cooperativismo e economia solidária. Foi membro da ITCP-USP durante a graduação em psicologia, trabalhou na Secretaria Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores e também na Agência de Desenvolvimento Solidário da mesma Central.
Foi sócio da Verso Cooperativa de Psicologia (uma das cooperativas fundadoras da UNISOL-Brasil) e da Plural, cooperativa que atua na área do desenvolvimento rural, e também é sócio-fundador da ABPES - Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária.
Atualmente é professor de Psicologia Social no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Campus Zona Leste, vice-coordenador do "curso de especialização em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular", e membro da coordenação da UAES - Universidade Aberta à Economia Solidária da Unifesp, pela qual coordena o Curso de extensão em Autogestão e Economia Solidária.
*Raquel Barros* -  Psicóloga pela Universidade de São Paulo e Universitá di Padova, mestre pela Universidade de São Paulo, doutoranda  pela UNIFESP, empreendedora social da Ashoka, Schwab. Fez MBA em Cidades Inteligentes pela Facens. É coordenadora da rede RAISSS América Latina (Rede Americana de Intervenções em Situações de Sofrimento Social ). Coordenadora do Laboratório de Colaboração Emocional da Facens. Coordenadora e docente de cursos de especialização e extensão na área de tratamento comunitário. Idealizadora do Conexões Musas e Coletivo Temperança. Fundadora da Associação Lua Nova, consultora de projetos de geração de renda para mulheres Grupo Assaí/ Pão de Açúcar. Colaboradora de pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal do Piauí. Idealizadora e disseminadora da metodologia do tratamento comunitário em 12 países de America Latina. Prêmios : Claudia, Schwab, UBS, Abrinq, Empreendendor Social MacKinsey e Woman in the Word.
*Davis Gruber Sansolo* Professor da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Litoral Paulista. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na COPPE, UFRJ. Vice-Coordenador Executivo do Insituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais-IPPRI. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - Territorial. Líder de grupo de pesquisa sobre Conservação da Natureza da Zona Costeira e Coordenador do Laboratório de Planejamento Ambiental e Gerenciamento Costeiro - LAPLAN. Coordenador do Projeto AGROECOS. Atua na área de geografia, com ênfase em planejamento e gestão ambiental, gerenciamento costeiro integrado, áreas protegidas, comunidades tradicionais e desenvolvimento territorial.
A mediação será feita por Newton Rodrigues e Abelardo Gonçalves Pinto, integragtes do Fórum de Economia Solidária da Baixada.  

Divulgue, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário