Fotos: Reprodução
Por: Wellington Dias


Hoje, dia 21 de setembro, é o dia árvore.

Esta data foi estabelecida em nosso país no início do período militar, em 24 de fevereiro de 1965, estabelecendo que a data seria comemorada todos os anos em 21 de setembro, um dia antes do início da primavera. Segundo o site Uol, o Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. De acordo com os dados da Global Forest Watch, o nosso país perdeu quase 54 milhões de hectares de cobertura arbórea entre 2001 e 2018. Estima-se que 66% desta perda ocorreu devido a fatores de urbanização e de agropecuária para fins comerciais. 

Mesmo com tantas dificuldades e tanto desmatamento, na outra ponte, grupos promovem ações de sustentabilidade. É o caso do projeto Cuiabá Mais Verde que reuniu na manhã desta segunda-feira (21) dezenas de voluntários para o lançamento simbólico do projeto que visa plantar mais de 2 mil mudas de árvores na Capital. O lançamento aconteceu na Avenida Helder Cândia, em frente ao Colégio Plural e contou com todas as medidas de biossegurança em relação ao Coronavírus. 

Após a abertura do evento, que iniciou com a fala da idealizadora do projeto e advogada Silvia Mara, 40, e instruções sobre o plantio adequado de mudas, os voluntários foram convidados a colocar a mão na terra e plantar 50 mudas de árvores, neste lançamento. Tanto as mudas, as covas de plantio e a irrigação da vegetação foram providenciadas pela Prefeitura Municipal de Cuiabá. Empresas também auxiliaram com o projeto.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os que estão aqui presentes. Muito obrigada aos voluntários, participantes do nosso grupo, pela dedicação, empenho e vontade em fazer p Projeto Cuiabá Mais Verde sair do papel, sem vocês nada disso estaria acontecendo. Agradeço também a Prefeitura Municipal de Cuiabá e todos os seus servidores que abraçaram o nosso projeto e não estão poupando esforços para nos ajudar. Muito obrigada a todas as empresas e pessoas físicas que doaram o suficiente para que pudéssemos montar toda estrutura.” Disse Silvia em agradecimento às pessoas que fazem o projeto acontecer.

O projeto começou quando Silvia publicou em um grupo no Facebook, uma foto, em um trecho da avenida Helder Cândia (estrada da Guia/ MT- 010), duplicada, com sinalização e ciclovia que foi inaugurada em outubro do ano passado, pelo Governo do Estado, na Capital. Na foto, ela questiona que não há arborização no trecho e estende que na cidade falta árvores para amenizar o calor, proporcionar sombra, frutos, melhorar significativamente a qualidade do ar e inúmeros outros benefícios.

Após a publicação no Facebook, Silvia ingressou um grupo de conversas no Whatsapp e trabalha junto com outros voluntários espalhados por Cuiabá, Mato Grosso e até pelo Brasil. O grupo é aberto, desde que se faça um cadastro obrigatório. 

A ação de lançamento do projeto contou, além do plantio ocorrido na manhã desta segunda, com a entrega de 200 mudas para quem passava pela avenida. A Semob garantiu a segurança de tráfego. Além disso três lives sobre a temática: “arborização urbana” com profissionais voluntários do projeto estão previstas para acontecer hoje (21), quarta (23) e sexta-feira (25), sempre às 19h, no Instagram do projeto: @projetocuiabamaisverde para toda a comunidade.