7 de setembro de 2020

Tangará lidera as 5 maiores cidades de MT em ranking nacional

Thalyta Amaral

Reprodução/WS Imagens

Reprodução/WS Imagens

Tangará da Serra (239 km a médio-norte da Capital) obteve a melhor nota entre as 5 maiores cidades de Mato Grosso no Índice de Governança Municipal (IGM), realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). As notas são baseadas em 3 aspectos - finanças, gestão e desempenho - obtidas através de bancos de dados municipais.

 

Entre os 5 maiores municípios do estado, Tangará da Serra teve nota 6,24 de uma escala de 0 a 10. O melhor quesito foram as finanças, com avaliação 6,78. Em segundo lugar ficou Sinop (500 km ao norte), com média 6,13. A "Capital do Nortão" também teve a sua melhor nota no quesito finanças, com 6,87, mas foi mal em desempenho, com 4,80.

 

Leia também - Eleição em Cuiabá terá limite de gastos de R$ 10,2 milhões, estima TRE

 

Cuiabá foi a terceira colocada entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e produto interno bruto (PIB) per capita acima de R$ 28.636. A Capital recebeu nota 6,10 no IGM, sendo melhor avaliada no quesito gestão, onde obteve 7,50.

 

O quarto lugar fica com Rondonópolis (212 km ao sul), com média 5,88 e a quinta colocação com Várzea Grande, com nota 5,33.

 

Lançado em 2016, o IGM avalia os municípios com dados que vão desde a saúde, educação até a aplicação dos recursos públicos, planejamento, transparência do Executivo, sempre utilizando os dados públicos disponíveis nos sites das prefeituras e também do IBGE e do DataSUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário