23 de setembro de 2020

MISTÉRIO CONTINUA - Ministério da Agricultura apreende frasco com extrato vegetal vindo da China, em MS


Apreensão deste tipo de líquido é novidade para os fiscais. MS já soma três ocorrências
Por Agência Rural

Depois de fazer a primeira apreensão de sementes misteriosas vindas da China, em Mato Grosso do Sul, a Superintendência Federal de Agricultura no estado, se deparou com outra correspodência, um tanto direferente da anterior. Desta vez, o morador de um bairro de Campo Grande, recebeu um frasco contendo líquido. No rótulo, a informação diz que se trata de um extrato de plantas. O material foi apreendido e será periciado para a constatação de princípio ativo e demais buscas por material biológico.

continua depois da publicidade
300x250 previsão do tempo

Nesta segunda-feira (21), os fiscais federais apreenderam, também na capital de Mato Grosso do Sul, mais uma encomenda suspeita. No pacote, que foi entregue numa residência, havia nove envelopes plásticos, cada um deles com um tipo de sementes de plantas não identificadas. Foi a terceira apreensão de encomendas misteriosas vidas da China, em menos de uma semana no estado. Todos os materiais foram enviados para análises em laboratórios credenciados. "A gente acredita que os resultados devem sair em 15 dias, mais ou menos", explica o superintendente da SFA, em MS, Celso Martins.

Coincidência ou não?

Até agora os casos estão sendo registrados, em sua maioria, em regiões produtoras de grãos no país: Mato Grosso do Sul, Mato Groso, Goías, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A intensidade de entregas destas correspondências coincide com o fim da safra de milho de inverno e começo da safra de soja, em grande parte dos estados produtores.

No dia 16 de setembro o governo brasileiro emitiu um alerta sobre as ocorrências no país e soliciou articulação dos órgãos de defesa sanitária vegetal para coleta e envio de materiais apreendidos para análise

Primeira apreensão de sementes misteriosas em Mato Grosso do Sul

A superintendência Federal de Agricultura registrou a primeira ocorrência no dia dia 16 de setembro. O envelope plástico foi postado no dia 1º de maio de 2020, no país asiático e chegou pelos correios quatro meses depois, numa residência da capital. Dentro do pacote havia, aproximadamente, 100 gramas de sementes de um vegetal ainda não identificado.

Perigo ao manusear as sementes

A recomendação do Mapa é para que os envelopes não sejam abertos nem as sementes plantadas. "Por se tratar de produto que entrou no Brasil sem nenhum tipo de inspeção, pode representar riscos à saúde humana e animal e também ao meio ambiente", orienta Celso Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário