10 de setembro de 2020

Com Pantanal em chamas, Cuiabá volta a bater o recorde de dia mais quente do ano



Da Redação - Wesley Santiago

10 

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Com Pantanal em chamas, Cuiabá volta a bater o recorde de dia mais quente do ano
Os termômetros mais uma vez chegaram aos 41,8ºC em Cuiabá, na última quarta-feira (09), igualando o recorde de dia mais quente do ano, registrado no dia 31 de agosto. Vale lembrar que esta medição é feita na sombra. Além disto, a umidade relativa do ar mais uma vez ficou na casa dos 10%, se igualando a do deserto do Saara. Enquanto isto, as queimadas desenfreadas na região do Pantanal e também de outros biomas que existem no Estado continuam a prejudicar o clima.

Leia mais:
Cuiabá volta a bater recorde de dia mais quente do ano com 41,8ºC na sombra

Conforme medição da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, Cuiabá chegou novamente aos 41,8ºC na última quarta-feira. Neste mesmo dia, a menor temperatura registrada foi de 22,2ºC. 

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), registrava às 15 horas (de Mato Grosso) apenas 10% de umidade do ar, colocando o município no mesmo patamar que o deserto do Saara. 

Pela medição do Inmet, a umidade relativa do ar atingiu marcas de 11% e 12% nesta quarta-feira também em  Primavera do Leste e Rondonópolis. Nesta última, os termômetros chegaram aos 40ºC.

A população de todo o Centro-Oeste vai sofrer um pouco mais com o calor extremo nos próximos dias. Os ventos quentes, vindos dos trópicos, vão continuar soprando sobre a Região ajudando a manter o ar aquecido. 

Temperaturas de 40°C ou mais certamente serão registradas em várias áreas de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e também de Goiás. 

Novos recordes de calor nas capitais poderão ser registrados nos próximos dias.

O governador Mauro Mendes (DEM) comentou o período de queimadas que assola Mato Grosso nos mais de 50 dias de tempo seco, baixa umidade do ar e estiagem. Além da degradação ambiental, o fogo na vegetação provoca fumaças que agravam problemas respiratórios e provocam acidentes nas rodovias. De acordo com o governador, o problema da seca assola outros países, mas o Brasil acaba sendo alvo de propaganda negativa internacional por conta da disputa comercial. 

As queimadas que atingem o Pantanal Mato-grossense não param de avançar. Neste feriado da Independência do Brasil, as chamas atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, região de Porto Jofre, local habitado pela maior quantidade de onças pintadas do mundo.

As perícias realizadas pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) emitiram um laudo apontando que os incêndios registrados na região do Pantanal foram provocados por ação humana. Os laudos foram encaminhados para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) para que seja aberto inquérito e responsabilização dos infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário