
Nas cidades o calor aumenta cada vez mais devido à presença de asfalto e edifícios. Em vez de instalar condicionadores de ar – o que piora a situação – devemos plantar mais árvores.
Entre os muitos benefícios oferecidos pelas árvores está a criação de uma sombra fresca para se refugiar durante os dias quentes de verão: a presença de árvores na cidade pode reduzir a temperatura em até três graus.
Árvores diminuem a temperatura das cidades
Nas áreas urbanas, os materiais artificiais com os quais os edifícios e as ruas são construídos, absorvem e liberam o calor, contribuindo para elevar as temperaturas. Além disso, a presença de casas e edifícios, diminui a intensidade do vento nas cidades, aumentando ainda mais a temperatura.
À medida que a altura dos edifícios e a quantidade de asfalto aumentam, aumenta também o que vem a ser chamado de “efeito canyon”: a energia do sol é aprisionada nesses canyons urbanos e devolvida na forma de calor, piorando a qualidade de vida dos cidadãos.
A sombra das árvores é uma sombra muito mais fresca do que a sombra criada por cortinas, guardas-sois ou outras estruturas, porque os materiais artificiais liberam quantidades de calor iguais às absorvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário