30 de agosto de 2020

Filhote sobreviveu e foi resgatado pelos policiais ambientais em Incêndio no Pantanal

Por Eunice Ramos, TV Centro América

 


Filhotinho foi resgatado após ficar órfão — Foto: TVCA/Reprodução

Filhotinho foi resgatado após ficar órfão — Foto: TVCA

Um filhote de macaco foi resgatado pela Polícia Ambiental do incêndio que já dura mais de 40 dias no Pantanal mato-grossense. Ele estava nas costas da mãe quando foram atropelados ao cruzarem uma rodovia.

Ele é um dos 108 animais silvestres resgatados pelo Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar entre julho e agosto deste ano, de áreas atingidas pelas queimadas O número representa 50% a mais que o mesmo período do ano passado.

No entanto, alguns animais que foram resgatados do Pantanal não conseguirão voltar à natureza devido aos ferimentos causados pelas queimadas.

O tenente Edson Mendes Júnior do Batalhão de Proteção Animal disse que a fumaça traz à saúde dos animais. "A fumaça causa problemas pulmonares que vão se arrastar e eles podem ate sofrer cegueiras por causa da fumaça dos incêndios florestais", explicou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na tarde dessa terça-feira (25) fez 40,2ºC na capital. Há uma semana foi registrado recorde de calor do ano quando os termômetros marcaram 41,4ºC e, na mesma semana, na sexta-feira (21), a capital teve a menor temperatura do ano: 11,6ºC.

Alguns animais resgatados de áreas queimadas no Pantanal não terão condições de voltar à n
00:00

Alguns animais resgatados de áreas queimadas no Pantanal não terão condições de voltar à n

A volta do calor e a queda da umidade relativa do ar contribuem para as queimadas no Pantanal que já teve mais de 10% da área afetados pelo fogo.

A trégua de poucos dias que o fogo tinha dado por causa da temperatura mais baixa acabou no Pantanal. Passado o período de temperaturas mais baixas, o fogo agora já voltou a ter mais intensidade. Na região onde as chamas se alastram, chega a fazer 35ºC durante o dia.

Os bombeiros tentaram criar linhas de defesa para combater o incêndio, mas o esforço não impediu que o fogo avançasse. São mais de 100 pessoas trabalhando no combate às chamas, entre militares, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do estado. Trabalhadores rurais e fazendeiros também tentam ajudar.

A prioridade é evitar a destruição de casas e pontes. A queimada já atingiu mais de 10% da área do Pantanal. É o pior incêndio em 22 anos. Também é um desastre ambiental.

Veado resgatado com queimaduras graves em incêndio no Pantanal foi sacrificado — Foto: Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA)

Veado resgatado com queimaduras graves em incêndio no Pantanal foi sacrificado — Foto: Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA)

Um veado-mateiro teve que ser sacrificado depois de não conseguir escapar das chamas.

Em Barão de Melgaço, que tem um Santuário de Araras-azuis, a prefeitura decretou emergência por causa dos prejuízos causados pelos incêndios. Quando o fogo se aproxima, os animais de desesperam. Alguns conseguem fugir, mas ficam atordoados com a fumaça.

“Como a fumaça causa transtorno na própria saúde humana, acontece as mesmas coisas com os animais, Problemas pulmonares que que vão alastrar e os animais podem sofrer até algum tipo de cegueira de acordo com a exposição às fumaças causadas pelos incêndios florestais”, afirma.

Onça-pintada tem que ser sedada para troca de curativos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Muitos animais que conseguem ser salvos apresentam ferimentos tão graves que podem nunca mais voltar à natureza.

O veterinário Thiago Luczinski cuidou dos ferimentos de uma onça-pintada que foi resgatada do incêndio e diz que as lesões foram muito extensas.

“Nós terminamos os curativos dela. As lesões são muito extensas com exposição inclusive de tendão, bastante tecido morto e a gente está tentando fazer uma alternativa de deixar ela com uma botinha. Possivelmente ela vai tirar, mas é melhor mexer na bota do que ficar mexendo nos ferimentos”, afirma.

    COMENTÁRIOS

    Veja também

    MG Inter TV 1ª Edição - Vales MG

    Preso bate em árvore enquanto tentava fugir a pé na porta da delegacia

    Caso ocorreu em Governador Valadares.

    29 de ago de 2020 às 14:27

    Próximo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário