31 de agosto de 2020

Anta é resgatada no Pantanal com patas e coxa queimadas


A anta foi transportada para o Hospital Veterinário da UFMT
Renata Prata | Sema-MT

Anta é resgatada com patas queimadas no Pantanal - Foto por: Sema/MT
Anta é resgatada com patas queimadas no Pantanal
A | A

Uma equipe formada por técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), médicos veterinários e voluntários, entre eles uma bióloga, resgataram uma anta que apresentava ferimentos causados por queimaduras nas quatro patas e na coxa direita. O resgate aconteceu quando a equipe distribuía bebedouros de plástico em locais que estão com escassez ou falta de água, na região do Pantanal, na sexta-feira (28.08).

O gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy informou que a equipe saiu a campo para colocar os bebedouros pela Transpantaneira quando um senhor os avisou que tinha uma anta em sua propriedade com ferimentos causados por fogo. O animal, uma fêmea de aproximadamente 2 anos, estava dentro de uma fonte de água no quintal da residência.

“Estávamos implantando e enchendo os últimos bebedouros de plásticos e nos preparávamos para voltar para Cuiabá quando este senhor pediu ajuda para socorrer o animal que se encontrava em sua propriedade. Estamos colocando bebedouros e frutas silvestres debaixo de pontes e em matas de propriedades rurais que estão muito secas”, explicou.

Na residência a anta foi sedada e transportada até a pousada Jaguar, localizada na Transpantaneira e que presta apoio logístico a equipe. No local, os veterinários lavaram as feridas, aplicaram antibióticos e cicatrizantes. A equipe passou a madrugada toda cuidando do animal, que na manhã de sábado (29.08) foi levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em transporte custeado pelo Fundo “Pantanal Relief Fund”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário