17 de junho de 2020

Vila Bela Santíssima Trindade, inspiração de grandes aventuras


Considerada a primeira Capital da Capitania de Mato Grosso em 19 de março de 1752 e ficou até o ano de 1835. O município teve um grande progresso na região devido as descobertas das riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que os portugueses povoassem a região antes que os espanhóis fizessem o mesmo. Mas devido a sua distância, doenças e falta de rotas comerciais acabou transferindo o comercio e a capital para Cuiabá no ano de 1835. Onde os portugueses abandonaram as suas casas, os seus pertencem até mesmo os negros que os serviam, abandonando-os a sorte.


Deste então, o município ficou “abandonado” sem muito crescimento, atualmente é o município mais “negro” do Estado, hoje a sua principal renda é a agropecuária e o turismo graças ao Parque Estadual José Ricardo Franco, onde é explorado as rotas turísticas.


Serra do Parque Ricardo Franco

Dentro do Parque que atualmente ainda não é homologado, existe uma briga na justiça, mas graças a participação da comunidade juntamente com os órgãos governamentais, existe um acordo e neste acordo resulta o desenvolvimento da atividade turística, nos levando a explorar um mundo desconhecido e rico!


Topo da Cachoeira Jatobá

As trilhas são de 4 a 10 km (ida e volta) com várias travessias de rios e pequenos riachos, com muita pedras, é extremamente necessário o uso de calçado fechado próprio para trilhas. Estas trilhas nos levam a pequenos e grandes Cânions, como maravilhosas cachoeiras que algumas só podem ser contempladas na época da chuva.


Travessia dos rios durante as trilhas

Opções de roteiros:

1º opção - Cachoeira do Jatobá - 248 metros de altura, maior cachoeira do MT e Cachoeira dos Macacos; tempo médio de trilha 2:30h para ir e 2:00h para voltar (incluindo pausas para descanso e foto no percurso. Distância 5km (Total ida e volta 10km).


Cachoeira do Jatobá

Cachoeira dos Macacos

2º opção - (Período da manhã) Cânion da Jatobá/Poço Azul, lugar paradisíaco e muito clicado na internet, tempo médio de trilha de 40 min para ir e 40 para voltar. Distância 2km (Total ide e volta 4km). / (Período da Tarde) Cachoeira dos Namorados e Cachoeira da Cascatinha o destino mais conhecido entre os turistas que visitam nossa região, tempo médio de trilha 50 minutos ida e volta. 

Distância 2km (Total ide e volta 4km)

 

Cânion do Jatobá


Poço Azul

3º opção - Trilha da Poaia nos leva ao topo da Cachoeira dos Namorados proporcionando uma vista incrível do mirante a trilha conta com diversas cachoeiras. Tempo médio de trilha de 01:20h para ir e 01:20h para voltar. Distância 3km (Total ida e volta 6km)


Cachoeira dos Namorados


Cachoeira da Cascatinha

4º opção - Cachoeira dos Cristais e Cachoeira das esmeraldas, essa trilha te proporciona uma travessia por um cânion alagado. Tempo médio de caminhada 50 minutos. Distância 2,5km (Total ida e volta 5km)


Cachoeira do Cristal

5º opção - Cachoeira do Capivari fica a 60 km de Vila Bela uma das mais belas atrações do parque detalhe o acesso fácil fica a 50 metros de onde são guardados os veículos.

 

 Cachoeira do Capivari

Leia Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário