10 de junho de 2020

Conceito de Espaço rural


turismorural.mt

O termo espaço rural se refere ao território não urbano que faz parte da superfície terrestre ou que faz parte de um município e por suas características físicas não pode ser classificado como uma área tipicamente urbana.
No entanto, este tipo de área é destinado especialmente para a realização de atividades agropecuárias, agroindustriais, extrativas, de conservação do ambiente e de silvicultura. Claro que, neste espaço não é realizado outro tipo de atividade ou que se destine a outro tipo de uso como residencial, de transporte, industrial ou de serviço. Entretanto, por tratar-se de regiões devidamente aptas, com tendência absolutamente natural para o desenvolvimento das atividades agrícolas, de campo e pastoral, é que as mesmas na maioria das vezes são reconhecidas e vinculadas a este tipo de assunto.

De qualquer forma, existem outros usos desses espaços naturais, por exemplo, nos últimos anos, o ecoturismo e o turismo rural conseguiram um papel de destaque e de alternativa para as tradicionais férias, então, muitas das empresas que oferecem este tipo de turismo se deslocaram para espaços rurais, e assim as pessoas originárias destes lugares passaram a ter um novo negócio, além de constituir residência nos locais.

Uma das características diferenciais deste tipo de espaço é que não se trata de uma paisagem uniforme, mas pelo contrário, os espaços rurais são campos fechados (apresentam divisões entre as parcelas como consequência das decisões individuais sobre os tipos de cultivo e de aproveitamento), campos abertos (não são divididos como os anteriores), com variantes intermediárias, entre os anteriormente mencionados, sendo todas estas variações produto de condicionamentos tanto naturais como históricos e jurídicos.
Por outro lado, muitos destes espaços rurais estão sob a proteção governamental com a desculpa de tratar de áreas que apresentam flora, fauna e recursos únicos que não podem estar livres do azar e por vezes na mão de irresponsáveis que avassalam com suas decisões e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário