2 de junho de 2020

Ater Pública participa de Cooperação Internacional promovida pela FAO

 Ascom Asbraer - Juliana Silva

A Organização das Nações Unidades para a Alimentação e Agricultura (FAO) promove o Projeto de Cooperação Trilateral Brasil – FAO - Colômbia. Um projeto que buscar trocar experiências com as boas práticas brasileiras para ajudar o desenvolvimento da agricultura familiar na Colômbia. O projeto é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação, Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (SAF/MAPA), pelo Ministério de Agricultura y Desarollo Rural Colômbia (MADR) e pela FAO.

O projeto vem sendo negociado desde 2006 entre FAO, Brasil e Colômbia no âmbito do acordo de paz instituído na Colômbia. A ideia é fornecer oportunidade para as familias rurais colombianas restabelecerem-se e produzir, acambando com a miséria no campo e gerando renda e abastecimento de alimentos.

Semeando Capacidades

O Projeto de Cooperação Trilateral Brasil - FAO - Colômbia, entitulado “Semeando Capacidades”, visa aprimorar políticas públicas através da gestão do conhecimento para a Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária (ACFC) em territórios rurais na Colômbia considerando um enfoque agroecológico, de forma horizontal, por meio de diálogo de saberes e experiências, proporcionando aprendizados e mudanças também os anfitriões das experiências exitosas, a Ater Pública brasileira.

O projeto terá quatro eixos gerando quatro produtos:

Produto 1 - Ater

Melhora da qualidade dos serviços de extensão agropecuária específicos para a Agricultura Camponesa, Familiar e Comunitária (ACFC).

Apesar deste ser um produto específico, é o principal e perpassará, de forma horizontal, na formulação de todos os outros produtos. A assistência técnica e extensão rural é o carro-chefe do projeto e será subsidiado pela Ater Pública.

Produto 2 - Agroecologia

Fortalecimento das capacidades das instituições governamentais para a elaboração e implementação de políticas públicas para a ACFC com enfoque na agroecologia.

Produto 3 - Mercados e circuitos curtos

Fortalecimento das capacidades das instituições governamentais para promover mercados diferenciados para a ACFC, apresentando politicas como Ater Mais Gestão, compras públicas, feiras agroecológicas.

Produto 4 - Sistemas de Informação

Fortalecimento da capacidade dos gestores públicos para integrar as bases de informações sobre agricultores familiares para o desenho, a implementação e a avaliação de políticas públicas para a ACFC.

A Ater Pública de diversos estados apresentarão suas experiências focando em agroecologia e sempre lembrando dos diversos segmentos sociais tais como, mulheres rurais, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais que possam colaborar para o desenvolvimento de políticas e ações colombianas para a agricultura familiar. Além disso, há a possibilidade de visitas técnicas do projeto para a vivência prática das experiências brasileiras.

Ater que dá certo

Com grande capilaridade e diversidade, a assistência técnica e extensão rural pública está presente nos 26 estados e no Distrito Federal atendendo mais de 2 milhões de produtores. Além da assistência técnica fornecida ao pequeno produtor e agricultor familiar, a extensão rural possibilita a diversidade na prestação de serviços levando conhecimento ao campo. A Ater Pública, atua junto ao produtor desde o preparo da terra até a comercialização. Está presente em todas as etapas potencializando o empreendimento do agricultor familiar. A extensão rural está na economia criativa, na comercialização, no reaproveitamento de alimentos reduzindo desperdícios, na inserção de novas tecnologias, no auxílio do produtor rural à participação de políticas, na inovação do campo. A assistência técnica está na disseminação de técnicas sustentáveis, agroecológicas, uso correto de defensivos agrícolas. É uma assistência técnica e extensão rural contínua e continuada de forma a garantir a sustentabilidade do produtor e manutenção dele no campo gerando emprego e renda.

Não é à toa que é a Ater Pública que vai mostrar sua experiência e levar suas boas práticas para a Colômbia. Para o analista técnico de políticas sociais da SAF/MAPA, Rafael Dias, a Ater Pública mostra uma característica de solidariedade e está sempre disposta a cooperar. Além disso, seus serviços de qualidade possibilitarão oportunidade de desenvolvimento e crescimento para a Colômbia nesse desafio em desenhar políticas públicas para a implementação do acordo de paz, acordo muito importante para o país. “A participação das Emateres é fundamental porque garante qualidade desse intercâmbio porque sabemos que as melhores práticas estarão disponíveis nesse intercâmbio e também ajuda a mobilizar e a dar visibilidade paras boas práticas aqui no Brasil”, afirmou.

Corroborando com o sentimento de solidariedade exposto por Rafael Dias, o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO/SE), Jefferson de Carvalho considera que as instituições públicas de Ater e pesquisa agropecuária, por sua longa trajetória de prestação de serviços, têm condições de colaborar nesse projeto da FAO visando colaborar com a Colômbia no desenvolvimento de políticas e coloca seu estado à disposição nessa construção. “Temos condições de fornecer subsídio tanto para a extensão rural e assistência técnica, como a pesquisa. Sergipe está à disposição e braços abertos para os colegas da Colômbia”, disse o presidente. O Diretor Técnico da Emater Pará, Rosival Posidonio, também coloca a instituição à disposição para ajudar no projeto e considera rica a participação de um estado com tanta diversificação. “O Pará é bem diversificado e em todas as 12 regiões que compõem o Pará temos diversas possibilidades de experiências para compartilhar”, afirmou.

Fernando Moreno Rozo, FAO na Colômbia, agradeceu o envolvimento proativo das instituições públicas de Ater e afirmou que os ensinamentos dados pela Ater Pública serão fornecidos aos extensionistas da Colômbia para implementação de políticas adaptadas à realidade do país. Para ele, é rica a assistência técnica, extensão rural e pesquisa no Brasil e será um marco na história dos dois países.


Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário