19 de maio de 2020

​Turistas e pescadores se arriscam ao chegarem perto de onças em Cáceres. Veja vídeo

Notícias / Cidade
Por Jornal Oeste


Ilustração
‘Vai morrer gente já já’. O alerta vem sendo feito há tempos pelo guia de turismo e servidor da prefeitura de Cáceres, Claudionor Duarte Correa, que tem quase quarenta anos de experiência no Pantanal.

O alerta diz respeito à prática irresponsável de guias de pescas e turistas, que estão alimentando onças com a finalidade de se aproximarem para fazerem vídeos e fotos.

Esta semana, próximo a Fazenda Descalvados e Fazenda Jatobá, pescadores quase foram atacados.

‘Esses irresponsáveis, além de estarem cometendo um crime ambiental, estão colocando suas vidas e de outros em perigo’, relatou.

Claudionor cobrou uma atitude por parte das autoridades ambientais para coibir a prática e evitar uma tragédia eminente.

‘O despreparo e irresponsabilidade, pode prejudicar o turismo de contemplação. Tragédias afugentam o turista’, alertou.

De acordo com Claudionor, as onças estão em todo o lugar, inclusive na cidade, porém, o reduto delas é abaixo da cidade, Rio Jauru, Bambuzal, Barranco Vermelho, Baia das Éguas, Morro Pelado. Porém a maior quantidade é encontrada da Fazenda Descalvados para baixo já no entorno da Reserva Taiamã.

Quase todo ano há registro de ataque de onças a humanos. Em novembro do ano passado, um peão foi atacado em uma fazenda da região.

Mas, o caso mais famoso é do pescador Luiz Alex Silva Lara, 22 anos, arrastado e morto por onças na região no dia 24 de junho de 2008 quando ele estava em uma barraca na localidade do Pacu Gordo, às margens do Rio Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário