19 de maio de 2020

Reunião da EMPAER e Banco do Brasil no Pesque Parke Brasil,apresenta projeto de Turismo Rural

VÍDEO DA REUNIÃO

O Escritório Local da EMPAER do Vale do São Domingos, através do Walter Ricarde Sander Filho, mais conhecido como Capitão esteve reunindo com o Gerente do Banco do Brasil de Jaurú, Sr. Ricardo na Propriedade do Sr José Antônio dos Santos (Zezinho do Pesqueiro).

A Propriedade do Sr. José Antônio está formatada em Pesque Parke Brasil, com várias atividades de produção e área de lazer, caracterizando uma iniciativa de Projeto de Turismo Rural 

Segunda o Técnico Walter relata ao Gerente do Banco na visita o objetivo foi de dar continuidade no projeto de melhoria e expansão nas atividades produtivas do empreendimento, no vídeo o técnico apresenta um Projeto de Turismo Rural, elaborado por um Técnico da EMPAER de Mirassol do Oeste o Turismólogo Robson Junior Hartmann, em visita à propriedade no mês de dezembro de 2019 que servirá de norteamento para o Uso e Ocupação da propriedade para o Turismo.

No vídeo o Técnico faz um relato da situação da propriedade que atualmente está desenvolvendo várias atividades produtivas com diversificação e que o mesmo além da atividade rural já vem atendendo clientes em alimentação através de um restaurante e que tem tanques que tem função de criação de peixes e também de lazer. A proposta é de que a propriedade possa ser um receptivo de turismo regional com atividades de esportes, comenta o Técnico Walter.

Outros projetos foram mencionados pelo Walter, plantio de banana como opção em detrimento ao processo existente de produção de leite, sendo uma proposta de 30 unidades de produção familiar no sistema de plantio adensado da variedade de banana de fritas (farta velhaco), consorciado com outras culturas, dos 30 serão separados três grupos de 10 unidades que terão uma média de 3 mil  pés de banana em cada um hectare, intercalando a   melância, berinjela, maxixe, abobrinha, milho verde, pimentão, para que a renda destes legumes possam dar uma sustentabilidade às famílias com as chamadas cacharias, diz o Walter, que a  banana poderá chegar à 90
mil pés de banana em todo projeto


FOTOS: EMPAER VALE DO SÃO DOMINGOS





HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

O município de Vale São Domingos foi criado através da Lei Estadual nº 7.231, de 28 de Dezembro de 1999, de autoria do deputado estadual José Lacerda, com território desmembrado de Pontes e Lacerda.
A primeira tentativa de criação do município foi feita pelo deputado Dionir de Freitas, através do Protocolo de nº 3.076/91 e Processo 413/91, apresentou um Projeto de Lei que pleiteava a emancipação da localidade em 10 de Outubro de 1991.
A justificativa apresentada o deputado Freitas, mostrou o porque de sua proposta ...o povoado de São Domingos, como inicialmente era chamado até sua elevação à categoria de distrito, vem experimentando um crescimento urbano ininterrupto. São inúmeras residências que abrigam centenas de famílias, diversos estabelecimentos comerciais e públicos. Apesar dos esforços o município não foi criado.
Passaram-se alguns anos e o deputado José Lacerda chamou para si a responsabilidade da criação do atual município. Apresentou o Projeto de Lei nº 12/98, justificando que ...a partir da necessidade dos colonos assentados na gleba de nome São Domingos em buscar um melhor entrosamento comercial. Afirmou também que o crescimento local não era maior em virtude da distância que separa São Domigos de Pontes e Lacerda, tornando difícil e dispendiosa a tarefa de conservação de estrada e realização de obras vitais à economia local.
O Decreto Legislativo nº 2.937, de 26 de Outubro de 1999, permitiu que o Tribunal Regional Eleitoral autorizasse a realização de uma consulta plebiscitária relativa à criação do município de Vale de São Domingos. Nesta época o escrivão eleitoral sr. Hélder Costa, de Pontes e Lacerda, expediu certidão mostrando que o distrito de São Domingos, na 25º Zona Eleitoral, contava com dois locais de votação - Patrimônio de São Domingos e Barracão Queimado, apresentando 2.322 eleitores aptos a votarem. Pronto, era o suficiente para que o TRE/MT aprovasse o plebiscito, que foi realizado e a resposta foi um uníssono sim. 

Fonte: Férias - Tur

Geografia
Geografia da cidade de Vale de São Domingos

Distância da Capital 443km.
Extensão Territorial 2.001 km2 (IBGE) 
Localização Geográfica Mesorregião Sudoeste mato-grossense. Microrregião Alto Guaporé.
Relevo Chapada dos Parecis. Planalto Residual Guaporé, Serra de Santa Bárbara.
Formação Geológica Coberturas dobradas do Fanerozóico, Bacia quaternária do Guaporé. Coberturas não dobradas dobProterozóico, com granitóides aglomerados. Grupo Aguapeí. Complexos metamórficos arqueanos ou pré-cambrianos indiferenciado, Complexo Basal. Faixa móvel Rondoniana.
Solo Glei pouco Húmico (TB distrófico A moderado testura média, relevo plano), Solos Litólicos (solo litólico distrófico A moderado Testura média, relevo forte ondulado, Brunizem Avermelhado (textura argilosa).
Bacia Hidrográfica Grande Bacia do Amazonas. Para esta bacia contribuem as do Guaporé e do Juruena. O município guarda o ponto de estrangulamento oeste do maior divisos de águas da América Latina. O divisor ruma para o leste, alcançando o estrangulamento na região do paralelo 14º 30´ latidude sul e meridiano 55º oeste Gr. A seguir o divisor toma o rumo SE até encontrar o estrangulamento extremo leste na região do paralelo 18º sul e o meridiano 51º oeste Gr.
Clima Tropical quente e úmido, com quatro meses de seca, de junho a setembro. Precipitação anual de 1.500 mm, com intensidade máxim de chuvas em dexembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24ºC, maior máxima de 38ºC, e menor mínima de 0ºC.
Fonte: MT /Munícipios

Turismo e Cultura
Região de beleza exuberante existe uma infinidade de atrativos, riachos, montanhas, grutas, trilhas e cachoeiras, a hospitalidade dos habitantes e sua culinária tradicional, somadas a diversidade cultural é a receita para receber os visitantes.

Economia
Principal Economia do Município de Vale de São Domingos

Entre as principais atividades econômicas do município de Vale de São Domingos destacam -se o extrativismo vegetal e mineral. Pecuária, agricultura e culturas perenes.

FOTOS: EMPAER VALE DO SÃO DOMINGOS
Texto elaborado por: Geraldo Donizeti Lúcio
Entrevista por Zap com o Técnico da Empaer do Vale do São Domingo Walter Filho

Um comentário:

  1. É nobre a missão da produção de alimentos e empreendimentos do homem do campo, parabéns colega Capitão, e obrigado Geraldo por divulgar esse trabalho tão importante desenvolvido pela Empaer-MT em prol do turismo rural e expansão nas atividades produtivas geridas pelo r Zezinho.

    ResponderExcluir