15 de maio de 2020

RELEMBRANDO AQUI - Com algumas FOTOS trabalhos realizados junto a Comunidade Morro Cortado, empreendimento da ZILAIR - Na Época denominado Rancho Mineiro.

Comunidade Morro Cortado também é visitada pela SEDTUR  no ano de 2011 e MOB/IBAM

*Este registro fotográfico e texto foi de 22 de agosto de 2011





























*Este registro fotográfico e texto foi feito por mim (Geraldo Lúcio) 
 nesta data  eu postei no meu blog -  22 de agosto de 2011
A exemplo do que ocorreu na Comunidade Céu Azul, nesta sexta feira dia 19 e Agosto de 2011 eu (Geraldo Lúcio) Ana Carolina do MOB/IBAM e Filinto Prof. aposentado da UFMT, estivemos também visitando comunidade Quilombola Morro Cortado  na região da Morraria, para conhecimentos e análise de projetos propostos de Turismo Rural, Turismo com Base Local, Turismo com Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo.


Na Comunidade Quilombolas do Morro Cortado os produtores sobrevivem do cultivo e do beneficiamento da banana, da cana de açúcar, da mandioca, onde produzem a farinha, doces, banana frita, cachaça, rapadura, a produção primária é para sobrevivência e comercializam o excedente da produção.


O sítio Mineiro de propriedade da Zilair, se destaca na região com um alambique que é o carro chefe da propriedade onde se produz uma cachaça de boa qualidade que é comercializada na própria propriedade e em outros municípios da região do Vale do Rio Cuiabá, neste sítio produz também derivados da banana com especialidade na banana frita (chips)


A produção da cana e banana é da própria propriedade que trabalha em regime familiar e gera de 04 a 06 empregos diretos.


A comunidade Morro Cortado tem cerca de 15 famílias de Quilombolas que sobrevivem da Agricultura Familiar, na comunidade tem um poço natural de água corrente em que denominaram de Piscinão do Morro Cortado e segundo Zilair nos finais de semana vem gente de Cuiabá. Várzea Grande e de toda região da Morraria tomar banho no Piscinão.

Rancho Mineiro. Cachaça Pantanal. 

Publicado no blog no dia 13 de janeiro de 2018

O  Rancho Mineiro da Colega Zilair,    produz cachaça  em seu proprio alambique na Comunidade Quilombola Morro Cortado na sua  propriedade,  cachaça  denominada Pantanal.
 Além da cachaça Zilair produz derivados da banana como por exemplo a banana chips.
 Sua propriedade é de administração familiar, onde  cultivam, cana, banana e  reflorestam, com cumbaru.
Além da mão de obra familiar, já estão proporcionando emprego para  outras pessoas da comunidade.
O Rancho Mineiro fica aproximadamente 70 km da BR 070 de Cuiabá sentido a Cáceres ao lado direito da rodovia.

Comunidade Quilombola Morro Cortado - Propriedade Rancho Mineiro esteve na mostra de Artesanato no 31º FIP de Cáceres



Produtos da Agricultura Familiar - do Rancho Mineiro
Zilair e Geraldo

Produtos da Agricultura Familiar - do Rancho Mineiro
Zilair




Zilair 



Zilair 








Geraldo e Alcides 

Geraldo e Alcides 



Geraldo, Zilair e Renan


Elvira, Geraldo e Naja Varley



No Artesanato e Produtos da agricultura Famimliar, com Zilair da Comunidade QUILOMBOLA Morro Cortado de Pocone, na Feira do Festival Internacional de Pesca de Caceres com Diego Agusto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário