18 de maio de 2020

Plantando Ipês

A LEVEZA, BELEZA E REALEZA DO IPÊ.

( AUTORIZO A UTILIZAR MEU CONTEÚDO DO BLOG PARA PESQUISAS OU SITES E SIMILARES)

DIFERENTES SEMENTES DE Tebebuia (ipês)

Branco_ Tebebuia Serratifolia Alba

Rosa - TEBEBUIA ROSEO FOX SERRATIFOLIA

Amarelo _ TEBEBUIA SERRATIFOLIA ARALIACIA

Roxo_ TEBEBUIA AVELLANEDAE



Ipês- Pelo conhecimento que tenho, Ipês, Rosa, Amarelo, Branco e Roxo são nativos, já o Ipe de Jardim está tornando-se uma praga, bonito mais perigoso.
Aqui na minha cidade detalhei a época de floração deles, o clima daqui é meio doido, faz frio e calor ao mesmo tempo, e eles nos presenteiam com flores lindas.
Nesta pagina postarei as Sementes de alguns Ipes que conheço em fotos.
Caixos brancos que florece em conjunto formando uma linda vista.

Esse branco chama-se Tebebuia Serratifolia Alba, está localizado na praça de Echaporã SP. ( tem sementes dele na foto primeira)


Ipe segue Foto abaixo de Tebebuia Roseo Serratifolia
Não tem flores de cor escura, nem vemos caixos perfeitos, sua cor é mais clara, florada diversificada.




A ARVORE E SUA MAJESTADE.

Ipe TEBEBUIA ROSEO FOX SERRATIFOLIA 
caracteristica a primeira vista, caixos, florece em poucos dicas formando caixos perfeitos e cor de rosa por inteiro como pode ver nas fotos abaixo. ( tem sementes acima na foto)
FOTO DO IPE..
tem ao lado foto de pertinho

FLOR DO IPE ROSA BOLA - Ipe Bouquet - ipe de caixo...

Ipe Roxo - TEBEBUIA AVELLANEDAE - arvore mais alta cor mais intença, as sementes são maiores visivelmente diferentes ( tem sementes dele na foto primeira)


Ipê Roxo, cor forte floração entre agosto e setembro

TEBEBUIA SERRATIFOLIA ARALIACIA - iPE AMARELO ... ( tem sementes dele na foto primeira)

Ipê Amarelo Ouro, é Ipê não é cinzeiro folharação julho e agosto.

Como plantar Ipês SEMENTES:

Deverá quebrar a dormência, no caso do Ipê,


basta pegar as sementes e colocar em um jarro de agua mineral, de chuva ou de mina, se for usar água da cidade, coloque a água para descansar por 10 horas e as sementes podem ser colocadas depois. Segue fotos abaixo do processo de germinação, nesta página.
As sementes devem ficar na água por 14 horas, para encharcar e após faça o plantio. Costumo deixar a noite toda boiando...kkk eles nascem depois. Preparando a terra: Faça um balaio, ou pegue uma pet de 2litros, misture ½ litro detrito de vaca, ½ litro humus e o restante de terra, mexa bem, e coloque no recipientes. Regue por três dias consecutivos durante varias vezes ao dia, para curtir a terra, após os três dias, coloque de uma a duas sementes em cada recipientes
Plante uma ou duas sementes em cada balaio (saquinho)muito mais estará perdendo sementes, porque elas costumam nascem mais de 80%.

Ao nascer regue diariamente até que a planta atinja 10 cm e após raleie, ou seja, corte as plantas ,menores, deixando apenas a maior, por isso costumo plantar uma apenas para evitar sofrimento, deixo algumas sementes para replantio.
Nunca arranque a planta, porque abala a raiz da outra ao lado, recomendo plantar uma semente apenas em cada balaio ou pet, assim deixe algumas sementes caso necessite replante.
Nossa fico imaginando alguém arrancando meus cabelos, que dor... já sei planta não tem sentimento, eitha insensível, planta tem vida... se não pode respeita-la porque escolheu planta-la.
Replante definitivo quando ela tiver 30cm ou mais, prefiro replantar com 45cm, não trocando de lugar, se quiser replantar com ela maior aconselho um saquinho, vaso ou adorno que seja fundo com mais de 40cm de profundidade para não enrolar a raiz, mas pode fazer replanta até com 1,50 de altura ou mais, desde que a raiz esteja bem acomodada.
Se não tiver os ingredientes, plante na areia lavada mesmo, elas nascem. E coloque uma fina camada de areia por cima de um centimento, regue bem... em breve nascerá.
Fotos etapas deste plantio em terra adubada e arenosa:


pet de terra adubada e terra branca, ou seja areia lavada.




nove dias depois


11 dias depois


desenvolvendo já perdeu a casca 15 dias



as duas com 16


com 16 dais as folhas começam aparecer



no centro as folhas inicia o desenvolvimento.


as duas estão lindas uma semente ficou atrasada mais germinou,
então das 4 que plantei germinação 100%



Está semente havia sido plantada anteriormente já tem 23 dias de vida

24 dias

26 dias


28 dias


30 dias


30 dias


POSTAREI MAIS FOTOS EM BREVE

Esse é o metodo que eu uso, sempre deu certo, nunca precisei de muita coisa...Até uma floreira de pet cheia de terra utilizei para as sementes começarem crescer, quando elas chegarem em 5cm, isso ocorre rapido demais só. Então eu replanto na pet e deixo lá até a data de doação para sitiantes e interessados, ela vai embora com 40cm de altura... e eu fico imaginando se as pessoas vão mesmo replanta-las... Coisas de Mãe. Já escrevi cinco livros, tenho dois filhos e plantei mais de mil arvores, araucarias, Ipês, Palmeira Imperial, Acassia e muito mais.


COMO PLANTAR IPÊS MUDAS GRANDES.


Ao atingir 1,50 utilize o método de plantio abaixo:

Plantio de mudas grandes em solos diretos:

1) Quando a muda é grande com mais de 1,50 de altura, na hora do plantio, já com solo devidamente corregido, costumamos retirar do solo 10 litros de terra do próprio solo, junto de 150 gramas de 4-14-8, não utilize muito, mexa bem para que o adubo não fique em um só lugar e Pode plantar. Não esqueça da rega por 7 dias no minimo.

2) Quando a muda é grande com mais de 1,50 de altura, na hora do plantio, já utilizemos 10 litros de terra do próprio , 5 litros detritos de vaca, 5 litros de folhas secas de arvores, mexa bem, para encorporar tudo, depois retire a planta do saco ou vaso e coloque no local fixo, colocando essa terra em volta, após regue com 10 litros de água, faça rega por no minimo 7 dias em seguida, se estiver muita seca, indicamos regar por mais até a primeira chuva. Este método é utilizado para plantio nos sítios em que costumamos entregar mudas do projeto http://echaporapra.blogspot.com/

3) Faça rega da planta após as 17:00 horas para ela não cozer a raiz.

4) O Ipê é uma planta Brasileira, e pode ser plantada em qualquer lugar do Pais, visto que seja um dos Ipês Brasileiros, já o Ipê de Jardim em alguns lugares considera-se praga.
distância plantio ipê

A distância de plantio não é pequena segue-se a regra:

Ipê Roxo, 7 metros distância, visto que em 15 anos estará frondoso e com ganhos até até 3,0 ou mais largos, imagine em volta que copa linda de ponta a ponta uns 6 ou mais metros.
Ipê Rosa, 6 metros distância, visto que em 15 anos estará frondoso e com ganhos até até 2,6 ou mais largos, imagine em volta que copa linda de ponta a ponta uns 5 ou mais metros.
Ipe Rosa sem bola - 9 metros distância, visto que em 15 anos estará frondoso e com ganhos até até 3,0 ou mais largos, imagine em volta que copa linda de ponta a ponta uns 6 ou mais metros.
Ipê Amarelo, 5 metros distância, visto que em 15 anos estará frondoso e com ganhos até até 2,0 ou mais largos, imagine em volta que copa linda de ponta a ponta uns 4 ou mais metros.
Ipê Branco, 5 metros distância, visto que em 15 anos estará frondoso e com ganhos até até 2,0 ou mais largos, imagine em volta que copa linda de ponta a ponta uns 4 ou mais metros.

Adicionar legenda

Por este motivo aconselha-se plantar Ipês Brancos ou Amarelo na cidade, porque ele não desenvolver-se muito rápido e ficam menores. Salvo alguns que resolvem crescer demais por conta própria.

O Ipê possui um Pião central e algumas raízes secundárias, o que dá sustentação a ele é o pião, na hora de replantar de saquinhos ou tubetes cuidado para não abalar a raiz, procure retirar com todo torrão e fazer a rega correta assim que plantar e durante os primeiros dias de vida dele no solo definitivo, costumo não regar somente 7 dias, faço a rega por mais de 15 dias diretos no mesmo horário, e só planto depois de uma boa chuva, ele desenvolve-se melhor.


Ipê Branco floração fim de agosto até começo outubro.
Aqui: fotos ESPECIES DE SEMENTES DE IPÊ.


Ipê Branco

Ipê Roxo

Ipê Amarelo

Ipê Rosa



GERMINAÇÃO PASSO A PASSO DAS SEMENTES



As sementes acima esperei começar desenvolver para depois plantar, elas pegam facilmente.Queria plantar sementes de: Castanha do Pará, Pink Tabebuia heterophylla, Ipê verde Cybistax antisyphilitica, Tabebuia impetiginosa, Tabebuia palmeri Handroanthus, Acassia azul e Acassia rosa, Robinia pseudoacacia, Robinia hispida L, Robinia akacjowa, Robinia Casque Rouge, Pau de Balsa...



10 Dicas:
1- Assim que termina a floração, se foram fecundados... as vagens aparecem;
2- Então elas desenvolve-se rapidamente e ficam longas e verdes por até 40 dias;
3- Geralmente elas começam madurar e derrubar suas sementes ao mesmo tempo, tudo em questão de no máximo sete dias;
4- Separe as sementes fertis, elas são mais pesadinhas no caso do Ipe Roxo ou Ipe Rosa, as outras tem que pegar tudo são leves.
5- Corrida contra o tempo, desta data você terá 120 dias para fazer o plantio, tudo porque percebi que elas perdem a umidade interna...
6- A perda da umidade ocorre porque dentro da sementes tem uma especie de esponja branca que ao centro nascerá uma haste de onde saíra as folhas.... ela seca com o tempo, ou seja a semente de Ipê é viva ela morre.
7- Chega de escrever, o negocio é postar a foto aqui, daí vocês entendem melhor.
8- Boa sorte! Por esse motivo eu só tenho sementes entre meses de outubro, novembro e dezembro e sempre peço para plantar com urgencia.

CURIOSIDADES: RETIRADA DO SITE: http://www.arara.fr/BBIPE.html
O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d’arco, no Norte - vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País.
O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.
A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de agüentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana.
As diversas variedades de ipê recebem os respectivos nomes de acordo com as cores de suas flores ou madeira. Vale ressaltar que, de uma maneira geral, as bigoniáceas são distribuídas por 120 gêneros, com cerca de 800 espécies. As que mais se destacam, porém, são as seguintes:
- ipê-amarelo ou ipê comum (tecoma longiflora) – pode atingir 25 metros de altura, sendo bastante encontrado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás;
- ipê-branco ou ipê-mandioca (tecoma Alba) – é encontrado nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná;
- ipê-tabaco (tecoma insignis) – a árvore é mais baixa que as demais, porém apresenta uma ramagem abundante;
- ipê-contra-a-sarna (tecoma impetiginosa); - ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla) – é encontrado desde o Piauí até Minas Gerais, São Paulo e Goiás;
- ipê-do-brejo (tecoma umbellata) – é mais comum nos alagados e mangues dos rios de Minas Gerais e São Paulo.
A casca, a entrecasca e a folha do ipê possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. Elas são consideradas também como antidiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas, antitumorais, febrífugas e cicatrizantes.
No entanto, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (caesalpinia echinata) seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. Ela estabeleceu também, além disso, que o dia 3 de maio seria, dali por diante, o Dia do Pau-Brasil.
nilgazzola@yahoo.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário