28 de maio de 2020

O turismo nos tempos da Covid-19


Eles desarrumaram as malas, cancelaram as passagens e ficaram em casa. A rotina dos viajantes parece caminhar na contramão nos últimos meses. O turismo foi um dos primeiros setores a sentir os reflexos da pandemia do coronavírus. Com as atrações turísticas de portas fechadas, o momento é de incertezas, mas também de reflexões.

“Muitas pessoas enxergaram, durante o período de confinamento, a importância de conhecer o outro, de respeitar o outro, de desenvolver essa empatia e essa curiosidade por conhecer outros lugares”, afirma Mariana Aldrigui, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Durante a Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável, Mariana Aldrigui e outros seis pesquisadores (Rita de Cássia Ariza da Cruz - USP, Ricardo Antunes - UNICAMP, Marcio Pochmann - UNICAMP, Andrea Rabinovici – UNIFESP, Miriam Schneiderman - Sedes Sapientiae e Thiago Sebastiano de Melo - UnB) foram convidados à refletir sobre o atual cenário e as suas consequências. 

O resultado é a série “O turismo e a pandemia: uma análise em tempo real” que está disponível por completo na página do youtube do Turismo Social. 

Assista à playlist:  Nas comunidades


Para as localidades que realizam o Turismo de Base Comunitária, o momento é de solidariedade e de reinvenção. A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri , em Nova Olinda, município do sul do Ceará, por exemplo, tem utilizado as diversas ferramentas da internet, como a TV comunitária online, para manter relações com visitantes que já passaram pela região.

A série de vídeos “Territórios de solidariedade e resiliência: reflexões sobre a pandemia e o turismo comunitário” traz também relatos de como outras três regiões estão vivenciando a pandemia: a comunidade ribeirinha da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Tefé/Amazonas); comunidade caiçara Vila de Trindade (Paraty/Rio de Janeiro) e o Quilombo Ivaporunduva (Eldorado/São Paulo).

Assista aos depoimentos: Viagem literária
Em um momento em que se deslocar fisicamente não é possível, os livros são um transporte alternativo que nos conduzem para diferentes cenários e realidades. Na série “Ler um livro, explorar o mundo”, o escritor João Correia Filho nos leva para uma viagem por meio de palavras.

Da São Paulo descrita por Mario de Andrade a Buenos Aires de Jorge Luis Borges, passando pela Espanha narrada por João Cabral de Melo Neto e pelo sertão mineiro de Guimarães Rosa. O escritor explora as diversas relações entre a literatura e as viagens e aponta nos textos de grandes escritores inspirações para aperfeiçoar a nossa maneira de viajar.

São 10 vídeos que transportam os viajantes do sofá de casa para as paisagens do Brasil e do mundo. Embarque aqui:

Saiba mais sobre as ações do Sesc na Semana Virtual de Turismo para Todos, Solidário e Sustentável em www.sescsp.org.br/semanavirtualdoturismo.


FONTE:https://www.sescsp.org.br/online/artigo/14254_O+TURISMO+NOS+TEMPOS+DA+COVID19

Nenhum comentário:

Postar um comentário