15 de maio de 2020

FUNCIONALISMO EM ALERTA - Servidor testa positivo para Covid e secretaria de Estado é "fechada"

Órgão passará por desinfecção e só reabre na segunda-feira

RODIVALDO RIBEIRO

Da Redação



Um servidor do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) de Cuiabá foi diagnosticado como portador da Covid-19 e isso levou ao fechamento da sede da autarquia pública, que funciona no mesmo prédio da Secretaria de Agricultura Familiar, para o atendimento ao público e desinfecção desde a tarde desta quinta-feira (14). O atendimento deve retornar já na segunda-feira (18).


Conforme a assessoria do Indea, o servidor público passou mal ontem e foi submetido ao teste para identificar se havia carga viral presente da sétima cepa do coronavírus. O resultado deu positivo e o homem foi colocado em quarentena em casa.

Seus colegas de setor ficarão distantes do trabalho por pelo menos 14 dias, como recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o consenso científico ao redor do planeta. Esses trabalhadores, no entanto, estavam assintomáticos até ontem e o infectado apresentou, disse a assessoria, sintomas leves.

Sobre a situação dos demais servidores do Indea que prestam serviço no mesmo prédio localizado no Centro Político Administrativo, a informação é que continuarão trabalhando normalmente as oito horas de expediente, como determinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) desde a segunda-feira (11).

A comunicação do governo informa que todos trabalham em sistema de rodízio, seguindo medidas de biossegurança, como uso de máscaras e demais EPIs (equipamentos de proteção individual) e com o distanciamento mínimo previsto, de 1,5 metro.

O Indea enviou a seguinte Nota à Redação:

Um servidor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA MT) da sede em Cuiabá testou positivo para a Covid-19. O resultado do exame foi divulgado nesta quinta-feira (14.05) no final da tarde e todos os servidores do órgão foram dispensados para teletrabalho. 

De acordo com o presidente do INDEA MT, Luiz Fernando Flamínio, a desinfecção começou imediatamente. “Assim que dispensamos os servidores, iniciamos a desinfecção de todo o prédio. Ela irá ocorrer ainda nesta sexta, sábado e domingo”, explicou. 

O servidor, que faz parte da Coordenadoria de Defesa e Sanidade Animal, estava começou a se sentir mal na terça-feira (12.05) e imediatamente se afastou e realizou o exame. Ele está em casa e os demais colegas também foram orientados a seguir em isolamento social. 

O INDEA MT está seguindo todas as orientações da Vigilância Sanitária estadual para desinfecção de sua sede e, também, da Secretaria de Saúde e demais órgãos para que seus servidores continuem saudáveis, sem risco para eles e aos cidadãos atendidos pelo órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário