28 de maio de 2020

Especialista em Caminhadas, Mariano Leal, participa da live Caminhos do Brasil, hoje (28), às 19h (horário de Brasília), na plataforma de vídeos YouTube

Live Canal do Peregrino



Especialista em Caminhadas, Mariano Leal, participa da live Caminhos do Brasil, hoje (28), às 19h (horário de Brasília), na plataforma de vídeos YouTube

“Andar com fé eu vou”, o trecho da música de Gilberto Gil traduz muito bem a vida de um caminhante peregrino que percorre rotas misteriosas ou místicas pelo mundo afora. Em tempos de pandemia, viajar por aí ainda não é possível, então o jeito é recordar o que se foi vivido e compartilhar as experiências com outras pessoas interessadas no assunto.

O Canal do Peregrino, no YouTube, tem realizado bate-papos ao vivo com viajantes, e nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, horário de Brasília (18h, em Mato Grosso), será com o especialista em Caminhadas, Mariano Leal. A live é conduzida pela caminhante e peregrina Célia Marçola.

Acervo Pessoal

Mato-grossense, nascido em Cáceres, cidade histórica conhecida como a Princesa do Rio Paraguai, Mariano é servidor público aposentado, e há duas décadas adotou as caminhadas como estilo de vida. Na bagagem da alma e na sola do pé, ele tem milhares de quilômetros percorridos, como o famoso Caminho de Santiago de Compostela, onde teve a oportunidade de fazer todas as rotas que levam até a cidade sagrada de Compostela, Patrimônio da Humanidade. Adepto também do trekking, Mariano esteve na Argentina onde percorreu trilhas do Parque Glacial Perito Moreno, e do El Chatén. Uma curiosidade: em todas as caminhadas, Mariano leva as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso amarradas no cajado.

“O objetivo da live é que nesse momento delicado que estamos vivendo, a gente possa usar esse espaço para não ficarmos nessa questão de tantos desencontros de informações e conflitos ideológicos que se vê nas redes sociais, e com isso tratarmos apenas coisas boas no espírito de paz, harmonia e fraternidade. E os caminhos num encontro de amigos mesmo que virtual nos proporciona isso com toda certeza”, conta Mariano para o BBF.

No Brasil, Mariano Leal fez todos os roteiros considerados importantes para caminhantes e peregrinos como o Caminho da Fé (São Paulo-Minas Gerais); Caminho do Sol (SP); Os Passos de Anchieta (Espírito Santo); Caminho da Luz e Caminho dos Anjos (MG); Caminho das Missões e Circuito João Luiz Pozzobon (Rio Grande do Sul); Caminho da Paz (Bahia); e Caminho Lagunar (Alagoas).

Mariano no Santuário Nacional São José de Anchieta (Os Passos de Anchieta). Acervo Pessoal.

O viajante também valoriza os caminhos de Mato Grosso, região que abriga um dos maiores paraísos ecológicos do mundo, o Pantanal. Desde 2007, Mariano participa do Projeto Caminhadas da Natureza, que possui roteiros como o Circuito de Atmã (Chapada dos Guimarães), e o Circuito Baía dos Malheiros (Cáceres).

Ser peregrino é estar numa eterna busca, aí vejo duas grandes razões: quando Deus nos busca, e por outro lado quando buscamos Deus. E o importante é VIVER o Caminho em toda sua ESSÊNCIA!” (Mariano Leal)
Live

Mariano Leal vai contar muitas histórias bacanas para Célia Marçola durante a live do Canal Peregrino, nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, horário de Brasília (18h, em Mato Grosso). Os participantes da live podem (e devem!) Interagir. 

É uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e receber dicas sobre Caminhadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário