27 de abril de 2020

Covid-19: Funai participa de força-tarefa no Tocantins



Integrantes da força-tarefa realizada nas TIs Funil e Xavante (foto: CR Araguaia Tocantins)Com apoio da Coordenação Técnica Local de Tocantínia, a Coordenação Regional Araguaia Tocantins criou uma força-tarefa para orientar uma população de 93 aldeias nas Terras Indígenas Funil e Xerente sobre a prevenção à Covid-19. Os servidores da Funai, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Prefeitura de Tocantínia reforçaram as medidas de isolamento e a proibição da entrada de não indígenas nos territórios.

A força-tarefa também prestou informações sobre o saque de auxílio emergencial disponível para indígenas. De acordo com a Coordenação Técnica Local de Tocantínia, dois servidores da Funai e outros dois motoristas terceirizados participaram das ações de prevenção nas Terras Indígenas. Essas medidas foram uma demanda do Povo Xerente sobre as providências do Governo em relação às políticas públicas de prevenção ao coronavírus nos territórios indígenas.

Durante três dias de operações, a equipe da força-tarefa contou com o apoio de uma equipe de saúde composta por um médico, um técnico em enfermagem, um dentista e um auxiliar dentista, que orientaram a população das aldeias sobre medidas de higiene pessoal e prevenção ao contágio do coronavírus. Outros quatro servidores da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Tocantínia-TO também participaram da operação. 

Conforme relata o coordenador regional de Araguaia TO, Osmar Gomes de Lima, a articulação entre os órgãos governamentais foi fundamental para a execução das ações de prevenção nas aldeias. "Em uma situação de urgência, o atendimento dessas demandas diretamente nas Terras Indígenas Funil e Xerente só foi possível com o planejamento e execução conjunta pelos órgãos envolvidos. Essa parceria conseguiu atingir um grande número de famílias indígenas em um curto período de tempo", afirmou.

Assessoria de Comunicação Social / Funai 
com informações da CR Araguaia Tocantins 


FONTE: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6045-covid-19-forca-tarefa-da-funai-realiza-acoes-de-prevencao-nas-tis-funil-e-xerente


Nenhum comentário:

Postar um comentário