25 de março de 2020

Turismo Rural em Mato Grosso x Potencialidade ou Realidade

Turismo Rural MT
Por:  Geraldo Donizeti Lúcio

O Estado de Mato Grosso tem se destacado a nível nacional e até mundialmente pelo seu vasto potencial turístico.

O cenário composto de áreas naturais, herança cultural material e imaterial, diversidade de ritmos, paisagens, saberes e fazeres, sabores e manifestações culturais, fatores estes que têm atraído a cada dia um número maior de pessoas interessadas em conhecer os destinos e produtos turísticos nacionais.

No  segmento do Turismo Rural,  ocorre um fenômeno em que a maioria das pessoas estão fortemente marcadas no berço ou na origem dos hábitos e costumes, originados nas fazendas e nos primeiros povoados.

 Este fator que está ocorrendo atualmente e marca uma tendência de valorização da cultura local e  tradicional.

Com isto muitas pessoas têm procurado lugares ou costumes que transcreveram o cotidiano de nossos antepassados em busca de suas origens.

Mato Grosso é um estado eminentemente agrícola e a sua população no fundo tem uma história e identidade atual e num passado distante com a ruralidade.

O Turismo Rural na Agricultura Familiar tem se apresentado e destacado como opção de ser uma força impulsionadora do desenvolvimento das atividades agrícolas no Estado de Mato Grosso.

Este segmento já tem  gerando renda, emprego, tributos e divisas, haja visto que o Estado é eminentemente agrícola e pecuário com um cenário de áreas naturais preservadas.

Somam – se mais de duzentos mil agricultores familiares presentes nos assentamentos de reforma agrária, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, homem da floresta e pescadores profissionais, fazendo com que o Estado todo seja um grande potencial para o desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar.

O Turismo Rural na Agricultura Familiar não pode ser identificado como uma atividade econômica isolada, mas, um agregado de atividades produtivas, inseridas em diversos setores da agricultura propriamente dito, indústria e serviços, que produzem múltiplos efeitos produtivos.

Como qualquer outra atividade econômica, o Turismo Rural na Agricultura Familiar apresenta o seu desenvolvimento racionalmente pré-determinado para que as necessidades e potencialidades sejam gerenciadas e se transformem em estratégias que conduzam a inserção do patrimônio natural e cultural no circuito econômico, evidentemente, através do uso não predatório dos mesmos.

O pressuposto básico é que o Turismo Rural na Agricultura Familiar, pôr suas características contribua para a promoção do desenvolvimento auto-sustentável do município e comunidade.

As atividades quando devidamente planejadas conduz a sociedade ao uso pleno de seus recursos Econômicos – Sócios – Culturais.

A troca de experiências na área do conhecimento, intercâmbio de experiências, realização de eventos técnicos, capacitação continuada, realização de eventos que propicie a exposições e vendas de Produtos Associados ao Turismo são fatores importantes para a consolidação da “interligação das atividades agropecuárias às atividades e ações de Turismo”, para a construção de um cenário para o desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso.

Para se desenvolver esta atividade a Secretaria de Estado de Desenvolvimento  Econômico – SEDEC, na liderança da Secretaria Adjunta de Turismo e apoio da  Secretaria da  Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso e EMPAER,  buscam diversas parcerias com órgão e entidades, iniciando pelo próprio governo e estendendo para as Organizações não Governamentais, (sociedade civil organizada). 

As regiões prioritárias são as do entorno de grandes cidades como Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis e outros municípios pólos, pois o mercado consumidor já existe que é a população regional e local.

O fluxo de turista  está em crescimento e conta com o aparecimento de pessoas  de outros municípios, estados e  até de outros países, lembrando que o  Turismo Rural é um segmento que propicia um turismo regional em que as pessoas viajam num raio de no máximo 300 km para acessá-lo.

O Estado de Mato Grosso experimenta um momento impar no mercado de diversificação das atividades turísticas, tudo isto motivado pelo comportamento do mercado somando se a isto a necessidade em que a população tem de descobrir novas aventuras e emoções.

Tendo em vista a crescente demanda e visibilidade que os pólos turísticos mato-grossenses (Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia) nos mercados nacional e internacional, o estado  tem focado em diversificar a oferta de atrações turísticas nestas regiões.

Reiniciar de forma bem sustentável o Projeto Caminhadas na Natureza no estado seria importante pois é um instrumento para dinamizar o turismo nas regiões turísticas do Estado, no âmbito do Turismo Rural na Agricultura Familiar além dos benefícios econômicos, sociais, ambientais e culturais que  serão viabilizados. (A SEADTUR) está estudando  uma forma de se retornar esta atividade com o apoio do Governo. *Em estudo.

As Caminhadas já ocorreram com o apoio do Governo a partir do  ano de 2006, na implantação deste projeto no estado de Mato Grosso, com o Circuito experimental saindo do Horto Florestal, passando pelo Parque Zé Bolo Flô e terminando na Comunidade Ribeirinha – São Gonçalo Beira Rio, no ano de 2007, foram realizados 08 circuitos chegando a ter  mais de 60 circuitos em todo o estado, para isto na época estabeleceu uma parceria com ANDA Brasil, Confederação Nacional de Esportes Populares não Competitivos, com sede no Rio de Janeiro, nos últimos 04 anos ficou parado por parte de apoio do Governo do Estado, porém vários municípios entendendo que a caminhada era importante continuaram com o evento.

O Projeto Mato Grosso para os mato-grossenses também é uma grande iniciativa, pois prevê aos moradores do estado viajarem conhecendo o estado em condições de acordos comerciais e sociais permitindo o acesso seria uma espécie de turismo solidário e inclusivo, a pratica do  endo turismo /turismo interno. Os dois lados irão ganhar o lado da oferta que poderá operar na baixa temporada ou em momentos de baixa sazonalidade e o lado da demanda podendo praticar um turismo barato, no caso ocorrerá uma dupla satisfação.

O Programa de Regionalização do Turismo - PRT e Mapa do Turismo de Mato Grosso, também visa trabalhar a segmentação do turismo o que terá o Turismo Rural como uma demanda emergente junto aos municípios e atores locais.

O PRT no Mapa de Turismo de Mato grosso tem 14 Regiões Turísticas - IGRs com 84 municípios, uma estratégia fantástica para o desenvolvimento do turismo de forma organizada e segmentado 

Turismo Rural MT
*Geraldo Donizeti Lúcio
Economista
Blogueiro
Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário