19 de março de 2020

Mato Grosso tem apenas 287 UTIs do SUS para atender mais de 3,5 milhões de habitantes



Da Redação.

Com uma população estimada em 3.5 milhões de pessoas, o Estado de Mato Grosso conta com apenas 709 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender os habitantes.

“Dos 709 leitos de UTIs, apenas 287 estão disponível pelo SUS”.

Ao todo, 422 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são de hospitais privados, e 287 na rede pública Sistema Único de Saúde (SUS), chegando ao total de 709 leitos.

“Os 422 leitos UTIs em Mato Grosso, de momento são destinados para quem tem planos de saúde, ou para quem tem condições de pagar particular”.

Durante esta semana, o Governo de Mato Grosso anunciou a implantação de mais 70 leitos de UTIs no estado, a iniciativa faz parte do plano de contingenciamento de combate a pandemia do coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, os novos leitos ficarão divididos da seguinte forma:

Hospital Estadual Santa Casa – 40 leitos.

Hospital Regional de Sinop – 10 leitos.

Hospital Regional de Alta Floresta – 10 leitos.

Hospital Regional de Rondonópolis – 10 leitos.

Como o número de habitantes é muito maior do que a quantidade de UTIs disponível, os Governos do Estado e municipais estão tomando todas as providências para evitar a contaminação do coronavírus, já que se o número que contagiados extrapolar o UTIs a disposição, os médicos terão que escolher quem será atendido ou entregues à própria sorte.

Para o governador Mauro Mendes, as medidas simples podem ajudar muito no combate à proliferação da doença.

“É determinante que todos continuemos a tomar as medidas preventivas de evitar o contato social, praticando a profilaxia, com atenção especial a higienização das mãos. São atitudes determinantes! Existe uma corrida muito grande em busca do álcool gel, porém, especialistas afirmam que uma boa higienização, com água e sabão, é até mais eficiente do que o álcool”, explicou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário