2 de março de 2020

HÁBITO: SAÚDE




Por Adriano Bastos Pinho

HÁBITO: SAÚDE

Muitas pessoas procuram os consultórios médicos e ambulatórios com as mais variadas queixas ortopédicas, como lombalgia, dor generalizada no corpo (mialgia) ou dor aos esforços leves.

Não é hábito das culturas ocidentais, praticarem atividades físicas, com a intenção de manutenção da saúde, normalmente é feito por alguns grupos de pessoas, jovens ou por aqueles que vem de famílias que praticam algum esporte específico.

Fazemos manutenção dos aparelhos domésticos, carros, atualizamos os aplicativos dos celulares, mas o corpo humano, nosso próprio corpo, pouca se fala da “manutenção” dessa “máquina complexa” chamada Corpo Humano.

São muitos os casos, de pacientes que o simples fato de se exercitarem regularmente, mudam suas vidas. Melhoram a auto estima, reduzem o peso, nos casos que apresentam sobrepeso ou obesidade e alguns casos, chegam a reduzir a necessidade de medicações analgésicas.

Claro que pessoas sedentárias, que nunca praticaram algum tipo de exercício físico, que estejam acima dos 40 anos ou com antecendentes de alguma patologia (doença prévia) devem antes de começarem a fazer exercícios, passarem por uma consulta médica com clínico geral ou cardiologista, para poder descartar patologia que possa colocar em risco sua saúde.

Alguns questionam ou relatam que não gostam de frequentarem uma academia, mas se esquecem que uma simples caminhada, por cerca de tres vezes por semana, dançar, andar de bicicleta, ja constituem hábitos saudáveis que podem mudar a vida de uma pessoa.

Outros, justificam pelo fato não terem um horário livre, mas uma hora, três vezes na semana se constitue muito pouco no universo de horas, que passam em frente a uma TV ou nos aplicativos nas redes sociais.

Em algumas culturas, principalmente orientais, fazer atividade física faz parte da rotina de trabalho, onde param seu afazeres laborais, para fazerem “a manutenção” dessa máquina tão importante chamada Corpo Humano.

Parafraseando o dito popular, “Somos aquilo que Comemos, podemos dizer, Somos aquilo que Fazemos”!

ADRIANO B. PINHO
MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DA MÃO

Notícias relacionadas:Por Adriano Bastos Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário