20 de março de 2020

Governo de MT fecha parques, limita horário de postos de combustíveis e proíbe aglomeração Os novos procedimentos foram discutidos durante reunião com a equipe do Gabinete de Situação no Palácio Paiaguás, no início da tarde desta sexta-feira (20).



DA REDAÇÃO

RepórterMT/Reprodução


As regras foram adotadas como forma de conter o avanço do coronavírus em MT.

O governador Mauro Mendes (DEM) decretou medidas "amargas" para conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso, principalmente após a confirmação do primeiro caso do Covid-19 no Estado.

Os novos decretos foram assinados após reunião com a equipe do Gabinete de Situação, no início da tarde desta sexta-feira (20), no Palácio Paiaguás.

Entre as novas medidas estão:

- Fechamento dos parques públicos e privados;

- Proibição de qualquer forma de aglomeração de pessoas em eventos públicos e privados, inclusive em feiras, igrejas, reuniões em praças, ginásios, academias, festas. Fica autorizado o funcionamento das atividades privadas que possam ser exercidas com respeito ao distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e seguirem as demais normas sanitárias de prevenção à disseminação ao coronavírus;

- Postos de combustível só poderão funcionar de segunda a sábado, das 7h às 20h;

- Bares, restaurantes e similares deverão ter lotação máxima de 50% de sua capacidade, atendendo ao distanciamento mínimo de 1,5m e as demais normas sanitárias;

- Transporte coletivo municipal e metropolitano somente poderá funcionar com os passageiros sentados;

- Fica proibido o transporte coletivo intermunicipal;

- Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida à assepsia após a finalização de cada corrida;

Segundo o Executivo, caso seja descumprido as normas, as empresas poderão sofrer penalidades administrativas, inclusive interdição compulsória.

Desde o início da semana, o governo vem adotando uma série de medidas para conter o avanço do coronavírus, como a suspenção das aulas nas escolas estaduais, municipais e superior de ensino entre os dias 23 de março a 05 de abril e das visitas em todas as cadeias, unidades e socioeducativos no Estado.


No último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram constatados 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso, sendo 28 casos somente em Cuiabá. Um caso foi confirmado na Capital.

Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário