26 de março de 2020

Cuiabá prepara 'drive thru' de vacinação contra inlfuenza para sexta-feira

Objetivo é evitar aglomeração nos postos de saúde e também a propagação do novo coronavírus

DA REDAÇÃO

Elza Fiuza/Agência Brasil


Idosos e profissionais da saúde são os públicos alvos desta primeira fase da campanha

Prefeitura de Cuiabá planeja um “drive thru” de vacinação contra a influenza para esta sexta-feira (27). A ideia é que os idosos cheguem aos postos de vacinação e apenas coloquem o braço para foro, recebendo a imunização, sem necessidade de descer e ficar em ambientes fechados com outros idosos e profissionais da saúde. Serão montados quatro pontos de vacinação, que ainda serão anunciados pela prefeitura. É claro que para quem não possui veículo, a vacinação será feita nos postos de saúde normalmente. 

Na segunda-feira, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, as doses acabaram em duas horas na Capital. O Ministério da Saúde havia repassado apenas 9,5 mil doses. A prefeitura de Cuiabá aguarda para hoje mais 37 mil doses da vacina, que serão destinadas neste primeiro momento para idosos e servidores da saúde.

A primeira fase da campanha também englobava crianças de 6 meses até 6 anos incompletos. Entretanto, devido à aglomeração nos postos, o governo federal orientou vacinar apenas os idosos, que fazem parte do principal grupo de risco do coronavírus. A ideia é justamente evitar o contato dos idosos com o maior número de pessoas possíveis.

“Estamos desenvolvendo uma série de medidas para evitar a disseminação do coronavírus em Cuiabá e não poderia ser diferente na campanha contra a Influenza, especialmente na fase do nosso público mais vulnerável, que são os idosos e nossos profissionais da saúde. Por isso, determinei a imediata confecção de um plano de ação à equipe da Secretaria de Saúde, e o formato ‘drive thru’ onde bastará colocar o braço para o lado de fora do automóvel para receber a imunização foi uma medida contra a aglomeração que aprovamos e implantaremos em Cuiabá”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Seguindo exemplos

O "drive thru" da vacinação já está sendo realizado em alguns estados, como São Paulo e Goiás. Há registros de filas de carros, mas os idosos ficam dentro deo veículo, mantendo contato apenas com a pessoa que está dirigindo.

FONTE: https://www.reportermt.com.br/geral/cuiaba-prepara-drive-thru-de-vacinacao-contra-inlfuenza-para-sexta-feira/111047

Nenhum comentário:

Postar um comentário