20 de março de 2020

CORONAVÍRUS - MEDIDAS EM CUIABÁ E MATO GROSSO


Com o rápido avanço da contaminação pelo coronavírus COVID-19 e a orientação do Ministério da Saúde para se evitar aglomeração de pessoas, a Prefeitura de Cuiabá, o governo do Estado e setor privado anunciaram medidas de prevenção ao vírus. 

Entre as ações estão o fechamento de estabelecimento, redução de horário de funcionamento, diminuição da frota de ônibus e proibição de realização de evento públicos e particulares.

Leia também -Confira medidas - Corte de água está proibido e há restrições para idosos

Para orientar a comunidade sobre a atual situação de funcionamento dos estabelecimentos, o  fez um levantamento do cenário nessa segunda metade de março.

Comércio

Os 4 shoppings centers de Cuiabá estão com horários reduzidos por tempo indeterminado, exceto pelo Estação, que retorna ao funcionamento normal no dia 5 de abril. Nesse período as lojas funcionam entre as 12h e as 20h. Cinemas estão fechados. O Shopping Popular segue atendimento sem alterações.

As lojas do centro da cidade receberam orientação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para diminuírem o período em que ficam de portas abertas. A indicação é que atendam das 10h às 18h. Outra orientação é de que os mercadistas limitem a quantidade de produtos por pessoa. Da mesma forma a entrada de consumidores dentro do estabelecimento, no sentido de não haver aglomerações, como nos supermercados, por exemplo.

Alguns restaurantes e bares anunciaram reforço nas ações de higiene e outros foram mais extremos e fecharam as portas até nova ordem do Ministério da Saúde para que possam novamente promover eventos e receber clientes normalmente.

Transporte

A frota do transporte intermunicipal será reduzida. Em Cuiabá, os bilhetes melhor idade, tarifa social e passe estudantil estão suspensos entre 23 de março e 5 de abril. Veículos que continuarem a circular passarão por rigorosa higienização.

Educação

Aulas no município e Estado estão suspensas de 23 de março até 5 de abril. A regra também se aplica às instituições particulares.

Saúde

As cirurgias eletivas estão suspensas e as visitas se restringem a uma pessoa. Doações de sangue no Hemocentro serão feitas mediante agendamento.

Mato Grosso tem 25 casos sob monitoramente e 2 pacientes confirmados com o vírus. A projeção é que o número de pessoas infectadas chegue ao ápice entre abril e maio. 

As medidas implementadas pelos gestores são para evitar que um número maior de pessoas sejam contaminadas e lotem a rede de saúde. 

Além de evitar sair de casa, é recomendado lavar várias vezes ao dia, cobrir a boca ao tossir e/ou espirrar e evitar aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário