10 de fevereiro de 2020

PNUMA anuncia Colômbia como sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020 sobre biodiversidade


Colômbia, Alemanha e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciaram hoje (11) que a Colômbia sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente 2020, em parceria com a Alemanha. Declaração foi feita em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), em Madrid, na Espanha.

Marcado anualmente em 5 de junho, o dia mundial é a principal data da ONU para promover a conscientização e a ação em nível global em prol do meio ambiente. O tema do Dia Mundial de 2020 é a biodiversidade.

Segundo a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, com um milhão de espécies de plantas e animais em extinção, nunca houve um momento mais importante para focar na questão da biodiversidade. Considerado um dos países mais ambientalmente diverso do mundo, Colômbia sustenta perto de 10% da biodiversidade de todo o planeta.


Considerado um dos países mais ambientalmente diverso do mundo, Colômbia sustenta perto de 10% da biodiversidade de todo o planeta. Foto: IPBES.

Na véspera de um ano crítico para a tomada de decisões ambientais, a Colômbia, a Alemanha e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciaram hoje (11) que a Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2020, em parceria com a Alemanha. O foco da data em 2020 será a biodiversidade.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover a conscientização e a ação em nível mundial em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.

O anúncio foi feito em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), em Madrid, na Espanha.

Ricardo Lozano, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia; Jochen Flasbarth, Secretário de Estado do Meio Ambiente da Alemanha; e Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente enfatizaram que, com um milhão de espécies de plantas e animais em extinção, nunca houve um momento mais importante para focar na questão da biodiversidade.

“2020 é um ano de urgência, ambição e ação para confrontar a crise que a natureza enfrenta”, afirmou a diretora executiva do PNUMA. Segundo ela, é também uma oportunidade de incorporar as soluções baseadas na natureza à ação climática global de modo integral.

“A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma poderosa para acelerar, ampliar e engajar pessoas, comunidades e governos ao redor do mundo para agir em torno dos desafios ambientais críticos que o planeta enfrenta”, comeplementou Andersen. “Somos gratos à Colômbia e à Alemanha por demonstrarem liderança nesse esforço”, concluiu.
Ano-chave para biodiversidade

Segundo o PNUMA, 2020 é um ano crítico para os compromissos das nações de preservar e restaurar a biodiversidade, com a China sediando a 15ª reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica em Kunming.

O próximo ano também oferece uma oportunidade para acelerar o início da Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas (2021-2030), com o objetivo de ampliar massivamente a restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática e melhorar a segurança alimentar, o suprimento de água e a biodiversidade.

“Na Colômbia, enfrentaremos um importante desafio em 2020, e o país será o anfitrião da terceira e última reunião do OEWG (grupo de trabalho aberto) da estrutura de biodiversidade global pós-2020 antes da COP na China”, avaliou o ministro do meio ambiente da Colômbia, Ricardo Lozano.

Lozano também apreciou o gesto de apoio da Alemanha nesse esforço global e disse esperar uma colaboração bem-sucedida.

“Estamos, na Colômbia, dispostos a trabalhar juntos para chegar a um acordo que nos permita avançar positivamente em direção a resultados ambiciosos na COP na China”, afirmou o ministro.
Colômbia – país de grande biodiversidade

Listado como um dos países mais “megadiversos” do mundo – sustentando perto de 10% da biodiversidade do planeta, a Colômbia ocupa o primeiro lugar em diversidade de espécies de pássaros e orquídeas, e o segundo em plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.

O país possui várias áreas de alta diversidade biológica nos ecossistemas andinos, com uma variedade significativa de espécies endêmicas. Também possui parte da floresta amazônica e os ecossistemas úmidos da área biogeográfica de Chocó.

Jochen Flasbarth, Secretário de Estado do Meio Ambiente da Alemanha, afirmou que “não há melhor momento para nos reunirmos pelo planeta do que agora”.

“Ação climática e conservação da biodiversidade são dois lados da mesma moeda. Precisamos desenvolver políticas que impeçam a extinção de espécies vegetais e animais”, avaliou o secretário.

Segundo Flasbarth, a Alemanha tem o prazer de apoiar a Colômbia e outros Estados-Membros para tornar 2020 um ano de novas ações para a biodiversidade.
Perda de biodiversidade compromete alcance dos ODS até 2030

De acordo com um relatório histórico, publicado neste ano, da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na silha em inglês), projeções indicam que as tendências negativas de biodiversidade e ecossistemas devem prejudicar em 80% o progresso das metas avaliadas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados a pobreza (ODS1); fome (ODS2); saúde (ODS3); consumo e produção sustentáveis (ODS12); água (ODS6); cidades (ODS11); clima (ODS13); oceanos (ODS14); e terra (ODS15).
Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação mundial pelo meio ambiente.

Realizado anualmente desde 1974, também se tornou uma plataforma vital para promover o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam a cada ano. Grandes empresas, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam a marca do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.
Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal voz global em questões ambientais.

Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para mais informações, por favor entre em contato com:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação Institucional, PNUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário