3 de fevereiro de 2020

Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho

Sabe aquelas lagartinhas que se alimentam de toda a sua alface e não deixam nada para você? Saiba como pode ser feito o controle orgânico da praga através de caldas inseticidas naturais. Leia este artigo especial no site ManejeBem e saiba como manejar o problema em plantas folhosas. Acesse o artigo e conecte-se à Agricultura Sustentável!


As hortaliças folhosas são muito cultivadas por agricultores localizados em torno dos grandes centros consumidores, mas também tem seu espaço garantido em hortas caseiras. Plantas como agrião, acelga, alface, almeirão, couve, espinafre, repolho e rúcula são as folhosas mais consumidas. Este grupo de hortaliças é composto por plantas de ciclo curto e se destaca pois o ‘produto’ principal são as folhas. Sendo assim, àquelas pequenas lagartinhas que se alimentam das folhas causam um prejuízo enorme para os produtores de folhosas.

Essas plantas, assim como as demais, não estão livres das pragas. Algumas das principais pragas das hortaliças folhosas são o pulgão (Dactynotus sonchi), mosca branca (Bemisia tabaci), tripes (Thrips sp. e Frankliniella sp.), ácaro rajado (Tetranychus urticae), lagartas (Ascia monuste orseisHelicoverpa armigeraPseudoplusia includens), traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) e as cochonilhas.

Para evitar o aparecimento dessas pragas, primeiramente deve se atentar para o manejo preventivo, como  a rotação de culturas; cultivo em consorciado (cultivo de espécies diferentes no mesmo lugar); a destruição de resíduos vegetais no final da colheita; o aumento do espaçamento entre plantas (alta densidade gera locais mais úmidos e escuros que servem de abrigo para as pragas); a escolha da variedade de planta a ser cultivada (certas variedades de plantas são mais resistentes e tolerantes à praga); e manter equilíbrio correto de nutrientes, assim a planta suporta melhor o ataque de pragas. A utilização de caldas ou inseticidas naturais também podem ajudar no combate e prevenção de muitas pragas, sobretudo na Agricultura Orgânica. Veja algumas caldas que separamos para vocês:




 Foto: Pixabay.com

1) Calda Sulfocálcica

É o resultado de uma reação corretamente balanceada entre o cálcio e o enxofre dissolvidos em água e submetidos à fervura, constituindo uma mistura de polissulfetos de cálcio. Além do seu efeito fungicida, exerce ação sobre ácaros, lagartas, cochonilhas e outros insetos sugadores. Possui também ação repelente sobre “brocas” que atacam tecidos lenhosos.

Recomendações de uso:

Hortaliças – pulverizações foliares quinzenais a 0,8% (8 ml /litro)




2) Extrato de Alho (Allium sativum L.)

Para controle de pulgões e lagartas

Ingredientes:

• 100 g de dentes de alho picado

• 250 ml de álcool




3) Fumo de rolo (Nicotiana tabacum)

Para controle de lagarta e pulgões

Ingredientes:

• 50 g de fumo de rolo picado

• 250 ml de álcool.

Veja receitas com fumo em:





4) Nim ou Neem (Azadirachta indica)

É uma planta do gênero das Meliaceae, cuja origem provável é a Índia e o sul da Ásia, onde é muito utilizada para diversos fins, dentre eles: medicinal, higiene e controle de pragas. No Brasil, encontram-se principalmente formulações comerciais à base de óleo de sementes de Nim para uso em pulverizações foliares. É recomendado no controle de pragas em geral em diluições de 0,8% a 2%.

Veja algumas receitas com Neem em:






5) Óleo mineral e detergente neutro

Para controle de cochonilhas e pulgões

Ingredientes:

•1 litro de água acrescentar

•1% de óleo mineral (10 mililitros de óleo) 

•1% de detergente neutro (10 mililitros de detergente)

Veja o preparo da calda com Óleo mineral e detergente neutro em:


Referências: 

http://organicaconsultoria.com.br/arquivos_download/cartilha_folhosa.pdf

http://www.lerf.eco.br/img/publicacoes/2013_12%20Defensivos%20Alternativos.pdf



Ainda tem dúvidas sobre esse ou outro assunto? Entre no fórum da nossa Comunidade ManejeBem  e pergunte! Somos uma comunidade de agricultores e técnicos engajados para o crescimento do cultivo sustentável. Cadastre-se e conecte-se à Agricultura Sustentável!




Quem somos? 

A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  

Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 

Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.

ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 

Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.
    * Clique na foto para ver a imagem ampliada
    Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário