8 de janeiro de 2020

Turismo Rural cai nas graças do novo viajante de turismo nacional e regional.


Geraldo Donizeti Lúcio

O perfil do turista brasileiro que sai de férias tem mudado e isto beneficia Mato Grosso. 

O turista de um modo geral, tanto brasileiro quanto estrangeiro tem buscado fazer um turismo onde ele possa interagir com a comunidade local e procura ser um protagonista no meio onde está visitando. 

O Turismo de praia e sol é excelente, e dá uma sensação de cura de stress ao visitar os pontos turísticos que é a base de águas, o que permite provar da gastronomia local e até interagir com alguns atores locais e da família e da amizade daqueles que viajam juntos atualmente não tem sido mais suficiente para os turistas. 

O turista quer vivencias e experiências que o faça sentir-se parte daquele universo e cenário visitado. 

Quer entender melhor os dois lados do processo, de um lado o interesse do turista e do outro o interesse do turismo, uma modalidade que tenho apresentado à mais de 20 anos no Estado de Mato Grosso e no Brasil é chamado, puro e simplesmente de Turismo Rural. 

Justamente porque esse tipo de turismo proporciona o reencontro do homem com suas origens rurais, com a natureza, permitindo uma interação em forma de vivência do turista com o turismo desenvolvido 

O Turismo Rural, desde os anos 80, vem se desenvolvendo no Brasil como uma atividade econômica de grande importância para o interior brasileiro o que inclui o Estado de Mato Grosso. 

Ao longo desses anos, passou por mudanças significativas que embasaram a qualidade dessa atividade no Brasil e em Mato Grosso. 

Agora, ao chegarmos no ano de 2020 com força das organizações governamentais e não governamentais em parceria com o agronegócio, agricultura familiar, agricultores tradicionais, quilombolas e indígenas, o Turismo Rural em Mato Grosso, tende a cumprir com o seu principal objetivo que é permitir ao turista um contato mais direto e privilegiado do turista com a agricultura, com a natureza, com práticas e tradições locais, por meio do acolhimento, ou seja, de uma hospitalidade familiar no meio rural, praticados pelos próprios atores (agricultores) através de seus empreendimentos privados. 

Empreendimentos com serviços de hospedagem, alimentação, visitação, entretenimento, entre outras atividades de experiência, fazem parte do que pode ser oferecido pelo empreendedor local que abrindo a porteira de sua propriedade rural irá disponibilizar seu espaço para essa atividade geradora de emprego e renda. 

A oferta de  atividade turística no meio rural constitui-se, basicamente, da oferta de serviços turísticos e disponibilidade de alguns equipamentos turísticos, parece muito fácil, mas não é, tanto os serviços como os equipamentos tem que passar por um processo de qualificação, visando a excelência no atendimento aos visitantes, o agricultor que estava em um mundo de produção agrícola e pecuária que passava também por um processo de qualificação, agora terá no turismo uma fase que podemos dizer que é o elo final da cadeia produtiva de sua propriedade, pois o turismo rural será para ele um ajuntamento de todas as cadeias produtivas de sua propriedade alinhadas agora no turismo.

O Turismo Rural seria a interligação das atividades  desenvolvidas pelo agricultor aliadas ás atividades turísticas,  observando os insumos e fatores e a base legal, transformando este agricultor em um empresário do trade turístico.

“Segundo o Ministério do Turismo do Brasil, nas suas “Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural”, a conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. 

Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos parceiros de todo o País, define-se Turismo Rural como: “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Por Geraldo  Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário