31 de janeiro de 2020

O Turismo rural, é um segmento do turismo que tem se evoluído no Estado de Mato Grosso


O Estado de Mato Grosso com seus seus Ecossistemas (Pantanal, Cerrado e Amazonas) e com as 03 Bacias Hidrográficas, (Araguaia Tocantins, Prata/Pantanal, Amazônia) com o cenário rural do agronegócio, pessoas de várias partes do Brasil e até do Mundo, configura -se como um estado de grandes oportunidades para se empreender em turismo rural, e isto tem ocorrido nos últimos 20 anos.

As politicas pública de turismo rural no Brasil iniciam suas discussões no ano de 1988 e em 2004 são lançados as Diretrizes Nacionais de Turismo Rural no Brasil e o Primeiro Plano nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, fatores que dão ao turismo rural um status de segmento de turismo e o reconhecimento junto ao Mtur e (MDA) na época.

O Estado de Mato Grosso através de seu órgão oficial de turismo e demais órgãos afins , entidades governamentais e não governamentais e sociedade civil organizada, acompanharam este processo,

A Assembleia Legislativa  produção de leis, (No ano de 2009 Deputado Estadual Riva, 2014 Deputada Estadual Tete Bezerra, 2017 Deputado Estadual Botelho).

Nos últimos 20 anos o turismo de um modo geral tem evoluído muito no Estado de Mato Grosso e o turismo rural tem sido um segmento que vem permeando esta evolução.

É uma atividade em que envolve os Agricultores Familiar em Assentamentos, Comunidades Tradicionais, Agricultura Indígena, Comunidades Quilombolas e as fazendas cercadas de história e simplicidade, além das feiras de agronegócio e muito mais.

Proporciona aos envolvidos do lado do visitante uma viagem agradável, marcante e cheia de experiências, já do lado do agricultor, (empreendedor) a satisfação de ter atendido com excelência o seu cliente e se sentir agora que é visto como um empreendedor de turismo.

Outro fator interessante do turismo rural é o contato direto e genuíno com a natureza, agricultura e tradições locais. 

Observar o dia dia do retireiro, beber aquele leite tirado na hora, visitar as propriedades rurais, descobrir a beleza das paisagens e os costumes locais.

O turismo rural é uma das modalidade praticada por agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano. 

Com serviços de qualidade, valorização e respeito ao meio ambiente e a ruralidade.

O turismo rural ajuda a estabilizar a economia local, criando empregos nas atividades indiretamente ligadas à atividade agrícola e ao próprio turismo, como comércio de mercadorias, serviços auxiliares, construção civil, entre outras, além de abrir oportunidades de negócios diretos, como hospedagem, lazer e recreação. 

Com relação aos benefícios ambientais, pode-se mencionar o estímulo à conservação ambiental e à multiplicação de espécies de plantas e animais, entre outros, pelo aumento da demanda turística.

Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.


Por Geraldo Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural



Nenhum comentário:

Postar um comentário