27 de outubro de 2019

TURISMO. RURAL EM POCONÉ - Comitiva faz a primeira visita técnica de rotas turísticas rurais



Chegar a uma casa tipicamente pantaneira, ser recebido com uma moda de viola, apreciar as delicia da cozinha poconeana, desfrutar da beleza da casa de campo, seguir de charrete por 15 minutos, contemplar as belezas de uma estrada rural, deparar-se em seguida com uma vilazinha de casas de fazenda e no almoço degustar pratos regionais entre eles frango caipira. Esse será um dos atrativos da rota turística rural, nominada como rota do barro, que irá apresentar e comercializar as produções de cerâmica na comunidade capão do Angico em Poconé.

Uma comissão técnica avaliou e apreciou três roteiros para o turismo rural em Poconé, durante o dia de sexta-feira (25/10).

Uma iniciativa do Secretário de Turismo e Cultura, vereador licenciado Walney Rosa, com apoio do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Adílio Leite, reuniu representantes do Sesc Poconé/Pantanal, Empaer, Sicredi, Guia de Turismo e futuros receptores do turismo rural para um dia de campo e avaliação das pertenças rotas.

“As rotas serão lançadas oficialmente na Semana do Homem pantaneiro e por isso reunimos esse grupo para dialogar sobre os roteiros que serão registrados e tendo um programa piloto de 120 dias poderemos oficializar junto ao Ministério do Turismo em 120 dias”, acredita Walney.

“A Empaer, em parceria com o A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Sindicato Rural e o Sistema de Crédito Cooperativo - Sicredi realizou recentemente uma Oficina de Turismo Rural no município, que teve como objetivo capacitar os produtores no desenvolvimento do turismo rural sustentável na região do pantanal, e com o entusiasmo do Walney, estamos concluindo a fase de avaliação em campo”, declarou Adílio Leite, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário.

A extensionista Social da Empaer, Carine Balbinot, acompanhou as visitas na comunidade do Capão do Angico, Distrito de Cangas e Distrito do Chumbo, demonstrando satisfação com os resultados e grandes expectativas para o lançamento.

Do Sesc Pantanal estiveram a Supervisora Christiane Caetano, Gerente da Unidade Poconé, Paulo Sérgio e a idealizadora do projeto de Cerâmica, Dilva Rosa, que é a Coordenadora de Cursos.

A Diretora de Cultura Laura, o guia Udárico da secretaria de turismo ficaram deslumbrados com o espaço e a proposta do trabalho turístico e social que será desenvolvido pelo pecuarista Fábio de Oliveira.

A produtora Rita de Cássia Lemes de Oliveira, da Comunidade Capão de Angico, conduziu a visita na região que terá a nome de “Rota do Barro”. Já a empresária Ramona Salazar, irá participar da Rota do “Quebra Torto” juntamente com a comunidade do Distrito de Cangas, assim como o produtor “Barão”, que poderão receber turistas para o café da manhã. Já o Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo irá receber a “Rota dos Doces Caseiros e Derivados do Leite”, com apoio da produtora Professora Cotinha.

A Semana do Homem Pantaneiro será de 11 a 17 de Novembro:

Havendo no Sábado (16/11) a apresentação de Rota Turismo Rural, Rota do Barro, com café da manhã a partir das 08h00min no sítio de Jorge e Rita e as 11h00min no sitio da Professora Rita com almoço pantaneiro: Frango Caipira. Já no Domingo (17/11) a partir das 08h00min, será a apresentação da “Rota Receptiva: Quebra Torto Pantaneiro”, no Distrito de Cangas, iniciando pelo restaurante no Posto Ciapetro e passando pela Lanchonete Bom Gosto (Barão). E as 11h00min no Distrito do Chumbo a apresentação da “Rota dos Doces e Derivados do Leite” na casa de Professora, com almoço pantaneiro: Maria Isabel.


Todos os direitos reservados - Poconé Online - POL - 2003 a 2019 (16 anos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário