11 de outubro de 2019

Prefeitura de Colíder, Estado e municípios debatem revitalização do turismo na região do Portal da Amazônia

Imprensa

Autor: Sérgio Ober

Foto por: Nina Silva

O secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Preza Moreno, participou nesta quinta-feira (10.10), em Colíder, de uma reunião de trabalho com o prefeito Noboru Tomiyoshi, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, Ronaldo Vinha, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e representantes dos municípios da região do Portal da Amazônia.

O encontro faz parte de uma nova estratégia do Governo do Estado para envolver os municípios aos projetos de desenvolvimento do turismo econômico regional e revitalizar o setor. A agenda é uma ação da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), que está divulgando para os municípios o programa Mato Grosso para os Mato-grossenses. As reuniões ocorrem nas 14 regiões do Mapa do Turismo definido pelo Ministério do Turismo.

Noboru Tomiyoshi diz que é preciso adotar iniciativas que promovam a divulgação do turismo na região para dinamizar e fortalecer o setor em Colíder. “Nós temos aqui a oportunidade de criar esse novo ciclo de turismo natural. Temos que atrair o turista para conhecer as nossas belezas naturais, passear nesses locais, aproveitar esses momentos alegres nos finais de semana”.

FOMENTO AO TURISMO

Noboru avalia que a presença do secretário é uma provocação para que Colíder invista para buscar essas alternativas e fortalecer o turismo e economia local. “Estamos no bioma da Amazônia. O mundo inteiro quer ter a oportunidade de conhecer e temos aqui. Nossa missão é buscar formas de tornar estes pontos turísticos mais acessíveis”, esclarece o prefeito de Colíder.

Jefferson Moreno explica que o Mapa do Turismo envolve 85 municípios de Mato Grosso. “Nós começamos uma rodada de provocações entre os municípios para fomentar o turismo nas microrregiões. A gente não tem os dados e um levantamento das potencialidades turísticas. E, agora, quero saber aqui da região do Portal da Amazônia quais são os atrativos, o que os municípios querem trabalhar e qual será o foco do turismo na região. Queremos agilizar essa linha de comunicação com o interior”.

POTENCIAL TURÍSTICO

O secretário Ronaldo Vinha diz que a reunião desta quinta-feira mostra a necessidade de Colíder fazer um levantamento urgente dos seus atrativos naturais. “Temos um potencial turístico muito grande aqui e estamos explorando muito pouco. A nossa região foi sempre ligada à pecuária e agora tem a agricultura chegando com bastante força. Mas estamos descobrindo, aos poucos, o turismo. Sabemos que o governo estadual quer investir na nossa região, mas precisa saber o que nós pretendemos e temos a oferecer”.

Para Vinha, é contundente o grande potencial Colíder para explorar o turismo de natureza e de eventos. “Nós temos aqui, por exemplo, o lago da Usina Hidrelétrica. O turismo é explorado a nível mundial e é o carro-chefe da economia de muitas cidades. E nós temos aqui um conselho de turismo bastante ativo e estamos caminhando. Engatinhando ainda, mas vamos descobrir todas as potencialidades que temos. Com o apoio do Estado, acredito que o turismo será forte na nossa região”.

Maria Salete Vieira Luenenberg, presidente do Comtur, diz que a vinda do secretário Jefferson reforça as ações já realizadas para o desenvolvimento do turismo em Colíder. “Nós estamos identificando as nossas potencialidades, tentando transforma-las em produtos para que possamos vende-las, trazer turistas para Colíder. Hoje, as pessoas vêm a trabalho e, eventualmente, usufruem de alguns atrativos turísticos. Mas o objetivo do conselho é trazer turistas, pessoas que venham a Colíder exclusivamente a passeio para conhecer as nossas riquezas naturais”, informa.

Redação: Sérgio Ober

Veja as Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário