11 de outubro de 2019

Fortalecimento do turismo regional é debatido em Colíder





O secretário adjunto de Turismo do Estado; Jefferson Preza Moreno e sua equipe estiveram em Colíder nesta quinta-feira, dia 10, para apresentar o projeto de turismo – Mato Grosso para os Mato-grossenses e discutir outras pautas relacionadas ao setor.

O secretário foi recepcionado pelo prefeito Noboru Tomiyoshi, pelo secretário municipal de Turismo Ronaldo Vinha, pela presidente do conselho municipal de turismo Salete Luenenberg e contou com a participação de representantes e conselheiros dos municípios do Portal da Amazônia e proprietários de pontos turísticos, entre outros.

A reunião da IGR – Instância de Governança Regional de Turismo ocorreu no auditório da PREVI LIDER. Além da apresentação da plataforma integrada de Turismo, o secretário apresentou o projeto Mato Grosso para os Mato-grossenses, que visa incentivar o turismo dentro do estado.

Os municípios mato-grossenses melhoraram sua posição na categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo (MTur). Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas para o setor e direcionamento de verbas federais.

O estudo também revelou queda no desempenho de alguns municípios. Os dados atualizados são de 2017 comparativos ao ano de 2014, quando foi realizada a primeira categorização.

Em Mato Grosso tem 94 municípios inseridos no Mapa do Turismo e no ano passado, 16 deles conseguiram subir de categoria, enquanto três desceram. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios são divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’.

Fonte: Nortão Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário