2 de outubro de 2019

Feliz Natal: Um gigante adormecido que tem no turismo um grande potencial de crescimento Comentar FN Online


Professora argumenta que município tem muito potencial, mas é preciso organização e planejamento (Foto: Arquivo pessoal)

Através de uma parceria com o Sebrae foi organizado em Feliz Natal um grupo de trabalho composto por 10 empresas participantes do Programa de Gestão da Qualidade do Sebrae, denominado "Empresas do Bem" que tem como objetivo mostrar para a sociedade local que as empresas podem e devem colaborar para o desenvolvimento social. Nossa reportagem conversou com Giovanna Pozzer, que é consultora do Sebrae e mentora do grupo de trabalho.

Ela nos explica um pouco sobre essa iniciativa. "O Programa de Gestão da Qualidade é composto por quatro cursos, sendo eles: Fundamentos da Excelência, D'Olho na qualidade, Processos e Parcerias eficazes. Nesse último trabalhamos em sala de aula e nas empresas, através de consultorias o estreitamento das relações entre os parceiros", explica.

Segundo ela, através da consultoria está sendo trabalhado o estreitamento das relações de parceria da empresa com os principais parceiros, que são os colaboradores, os clientes e os fornecedores, mas também a sociedade onde a empresa está inserida. E nesse tópico é trabalhada a importância de a empresa somar para o município.

Todos os envolvidos foram divididos em comissões, sendo da ação social, da escultura, burocrática e marketing. A ideia foi deixar um legado para o município, para que tudo isso sirva de inspiração, para que possam ser realizadas outras ações envolvendo outras empresas.

Para a consultora o município de Feliz Natal tem um potencial enorme, porém, pouco explorado. "Queremos ser inspiração para que outras empresas queiram reproduzir as ideias e para que a prefeitura também queira abraçar a ideia e estimular o restante do comércio a trabalhar mais o turismo e a decoração natalina permanente", explica.

Giovana explica que o nome da cidade é muito sugestivo, tanto que, em 2014, a cidade foi tema de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, no quadro Me Leva Brasil. "Mas infelizmente quando se chega aqui não tem nenhum tipo de produto turístico desenvolvido, nenhuma lebrança de Feliz Natal e tampouco algo que trabalhe o nome sugestivo do município. Tem alguns atrativos, muito pouco explorados. Então a ideia dessa escultura é estimular e inspirar o comércio local a entender a força do turismo no movimento econômico e fazer uma decoração permanente para que moradores de outras cidades venham para cá", argumenta.

A ideia é oferecer aos visitantes um local para registrar fotos, conhecer essas decorações e fazer de Feliz Natal, que é um lugar bonito, se tornar atrativo. Mas, segundo Giovana, é preciso estrutura. Ela também argumenta que já existem alguns eventos que são feitos no município e geram algum movimento, mas o apelo precisa ser maior. Embora a ideia seja tornar Feliz Natal, uma referência para todo o País, neste primeiro momento, busca-se transformar a cidade, uma referência dentro de Mato Grosso.

Ela também explica que este primeiro passo que foi dado está seguindo a mesma trilha que a Serra Gaúcha. "É o caminho que nós estamos fazendo. Em Gramado e Canela foram os comerciantes que tiveram a iniciativa". Para ela essas ações podem ser o ponta pé inicial necessário para puxar o Poder Público. Ela argumenta que não pode deixar tudo para a Administração Municipal, contudo, quando já houver algo iniciado, o Poder Público deve se envolver para ser uma espécie de "mola propulsora". Ela argumenta que, caso o comércio local entenda o potencial do município, será possível mudar a realidade econômica da cidade. A partir daí, Feliz Natal poderá se tornar uma referência em turismo, aonde poderá ser visitado por pessoas de todas as regiões do Brasil, como também de outros países. "Estamos mostrando que é perfeitamente possível, que é viável e que não é caro", finaliza.

São parceiras desta iniciativa as empresas: Campeira, Tormaq, Riçana Modas, Trevo Materiais de Construção, Pet Mania, Gabi Supermercado, Farmácia Vita, Posto dos Amigos, Rio Norte e Madeireira Fiorese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário