7 de setembro de 2019

Seadtur apoia a implantação da Estrada Turística Transpantaneirinha.

No dia 30 de agosto de 2019 estiveram reunidos na Comunidade Piuva no municipio de Barao do Melgaço, alguns municípios intrgrantes da Região Turística do Pantanal ( Barao do Melgaço, Santo Antônio do Leverger  e a representação de Nossa Senhora do Livramento).

A reunião foi para discutir junto a comunidade local assuntos preliminares referente a criação da Estrada Turística com o nome provisório de "Transpantaneirinha".

Estavam prrsentes o  Prefeito de Barão do Melgaço, Sr. Elvio Queiroz que trouxe junto a ele  a primeira Dama do município, além de uma comitiva formada pelos Secretários Municipal de Turiamo, de Agricultura, de Saúde, um representante da Secretaria de Obras e um Vereador.

A reunião contou com 33 pessoas diretamente  e quase 40 pessoal envolvidas na logistica do evento.

A criação da Estrada Turística Tranpantaneirinha partiu de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barao através do Prefeito Élcio Queiroz que deu carta branca para o Secretário de Turismo Sr. Wagner propor junto  Instância de Governança Turistica Regional do  Pantanal uma ação conjunta para iniciar um processo de articulação que culminasse num futuro bem próximo com a criação e instalação da Estrada Parque Transpantaneirinha.

A reunião foi fruto de uma viagem de expedição para reconhecimento do trecho que ocorreu no dia ______de agosto, com a participação doa municípios de Livramento, Santo Antônio,  Barão e a participação da Secretaria Adjunta de Turismo.

Após esta visita ficou já definida esta reunião para se tomar outras providências no processo.

A reunião na Piuva iniciou com un café da manhã, abertura feita pelo Secretário de Turiamo Wagner que passou a palavra inicial ao prefeito Sr. Elvio Queiroz, apresentação da proposta pelo Presidente da IGR Pantanal Sr. Marcos e Geraldo Lucio da SEADTUR, em srguida fizeram falas também o Secretário da Agrucultura Wagner Marcoski, a Turismologa de Santo Antônio do Leverger Claudete Castro, o vereador do municipio e varios atores locais tiveram a oportunidade de participar das discussões.

As discussões foram moderadas pelo Secretário de Turismo de Barao Sr. Wagner e pelo Presidente da IGR Marcos.

O que ficou deliberado foi que a IGR estará liderando o processo, oficializando aa Prefeituras envolvidas, as Secretarias de Estado de interesse como: Sedec, Sec Cultura, Seadtur, Sema, Sinfra e Defesa Civil.

Vale ressaltar que  iniciativa foi da Secretaria Municipal de Turismo de Barão do Melgaço que com aval posteriormente do Prefeito Élcio Queiroz foram envolvendo e  agregando os parceiros a Instância, a Sedtur, a Cultura do
Estado, e outros, e tudo indica que sairá um produto turístico deste processo.

A Estrada Parque Transpantaneirinha ira ligar o município de Várzea Grande ao município de Barão do Melgaço, num trajeto de 70  a 75  km, passando por uma antiga estrada, saibdo da Praia Grande - VG, passando pelo municipio de Santo Antônio do Leverger, Nossa senhora do Livramento e finalisando no município de Barão do Melgaço em frente a igreja Matriz na Orla do Rio Cuiaba em Barão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário